Vigilância fiscaliza venda de alimentos nas festas juninas

Eventos juninos contarão com a presença da vigilância fiscalizando

O mês de junho é marcado por festividades em toda a cidade, com muita dança e alegria em homenagem a São João, Santo Antônio e São Pedro. As comidas típicas são tradição nestas comemorações, e pensando na qualidade dos alimentos servidos, a Vigilância Sanitária de Teresina fará um trabalho de fiscalização nos principais eventos deste mês.

 A partir das 19h desta quarta-feira (17), duas equipes de fiscais e técnicos estarão no evento Cidade Junina, que ocorre na Arena Show do Teresina Shopping. Amanhã (18) será a vez do evento Vila Junina, no Teresina Hall, e na sexta-feira (19) e sábado (20) os profissionais estarão presentes nos festejos do bairro Poty Velho. Eles farão a vistoria de todos os estabelecimentos que vendem alimentos e bebida nos locais. “Serão fiscalizados o acondicionamento de alimentos, bebidas, gelos e lixo, bem como a validade dos produtos”, informa o fiscal sanitário Ludimar Soares.

 Um dos aspectos observados será o acondicionamento de maionese, ketchup e molhos (que não devem estar disponíveis em bisnagas, e sim em sachês industrializados) e dos próprios alimentos, que não podem estar expostos a insetos, poeira e outros agentes contaminantes. Os produtos que estiverem fora das especificações serão recolhidos pelas equipes da Gerência de Vigilância Sanitária da FMS e os ambulantes serão cabíveis de penalidades como descredenciamento, suspensão e multa.

Ludimar Soares explica ainda que os frequentadores das festas podem ajudar neste trabalho mantendo-se atentos às condições dos estabelecimentos. “Por exemplo, ao consumir um espetinho, quebre o palito para evitar sua reutilização. Exija copos e pratos e talheres descartáveis, observe a higiene dos ambulantes e das barracas, verifique a validades das bebidas e jogue o lixo em local apropriado”, aconselha.

Fonte: Assessoria