Vinte mulheres são beneficiadas com cirurgias ginecológicas no HGV

Serviço de Ginecologia do HGV é referência para Meio Norte do país

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) continua com as ações de funcionamento do Centro Cirúrgico aos sábados e feriados, vinte mulheres foram beneficiadas com cirurgias, neste sábado (12). Dentre os procedimentos realizados, onze foram de histerectomia (remoção do útero).

Segundo a diretora do HGV,Clara Leal, desde a adoção da medida, em julho, pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e direção, houve uma otimização dos procedimentos cirúrgicos. "Somente com as ações aos finais de semana e feriados, já atendemos centenas de pacientes nas especialidades de ortopedia, ginecologia, oftalmologia, vascular, urologia e cirurgia geral", enfatiza. Ainda de acordo com Clara Leal, "com a medida, ampliamos o volume cirúrgico e já conseguimos retirar mais de 400 pessoas da fila de espera",afirma. 

De acordo com o diretor técnico do HGV, Ingrácio Amorim, o Serviço de Ginecologia do Hospital é referência para o Meio Norte do Brasil."É o único no Estado que atende pelo Sistema Ùnico de Saúde (SUS) a possuir uma equipe formada por profissionais mestres e doutores", completa.

Participaram da ação cinco cirurgiões, dois anestesistas, três enfermeiros e 17 técnicos de enfermagem; além de maqueiros.

Fonte: Com informações do Portal do Governo