Violência:medo de denunciar dificulta solução dos casos contra idosos, diz promotora

Violência:medo de denunciar dificulta solução dos casos contra idosos, diz promotora

Na maioria dos casos, as denúncias chegam aos órgãos através de outras pessoas

Em 2013 aumentou em 65% a violência contra os idosos em todo o país. Dos 71.358 58% São filhos e 8% são netos de idosos e as mulheres são as principais vítimas em mais da metade dos casos.

No Piauí, negligência, violência psicológica e abuso financeiro são os principais casos denunciados. O idoso leva tempo para denunciar a agressão em razão da tolerância que tem em razão dos vínculos familiares.

Na maioria dos casos, as denúncias chegam aos órgãos através de outras pessoas. Um idoso, que não quis ser identificado, confirmou que sofre agressões em casa quando o filho bebe. ?O negócio é quando ele está bêbado, é quando ele começa os xingamentos.?

A promotora Marlúcia Gomes, considera que o medo da denúncia é uma grande preocupação na solução dos casos, considerando que o aumento a violência cresce, mas as denúncias estão ocorrendo com maior frequência. ?Eu acredito que houve aumento das denúncias. Os idosos vem há tempos sofrendo essas violëncia. A família do idoso é quem mais pratica violência contra ele, nisso eu acredito. O agressor normalmente parte de quem é amado pelo idoso?, afirmou.

Fonte: Denison Duarte