Volkswagen confirma nascimento da nova Kombi, diz designer

Volkswagen confirma nascimento da nova Kombi, diz designer

"Nosso comprador precisa de produtos simpáticos", afirmou.

O seu Jetta é muito parecido com o Fox do vizinho? Culpe o italiano Walter de Silva, chefe de design do Grupo Volkswagen e responsável pelo visual não só da Volkswagen, como também da Audi, Bugatti, Lamborghini, Seat e Bentley. Como um cirurgião plástico automotivo, foi dele a tarefa de mexer na "cara" dos carros da marca, dando-lhes uniformidade e permitindo a fácil identificação de um Volks. Isso garante também uma padronização que reduz custos -- dois pontos fundamentais para uma marca que pretende ser líder do mercado mundial de automóveis.

"Nosso comprador precisa de produtos simpáticos, pois ele não pensa apenas no lado funcional do carro. O novo Beetle Cabriolet [conversível] chega no final do ano, e o Bulli também está vindo", afirmou o designer. Durante a conversa, de Silva tocou no assunto mais de uma vez, sendo que em uma delas acrescentou que sua mesa de trabalho inclui, além desse MPV (ou veículo multiproposta, categoria à qual pertecence o Bulli/Kombi), um novo SUV.

O Bulli surgiu pela primeira vez em março do ano passado, como conceito, durante o Salão de Genebra. Depois, em setembro, apareceu outra vez, no Salão de Frankfurt. Em Detroit, porém, não deu as caras, confirmando que deve estar se preparando para o passo fundamental: abandonar o caráter de protótipo e reaparecer pronto para ganhar as ruas.



A Volkswagen do Brasil (único país do mundo a ainda fabricar a Kombi original) não repassa qualquer informação adicional de modo oficial, mas por mais de uma vez funcionários da marca deixaram escapar algo (além do óbvio) ao apontar que a Kombi, além de ser um veículo de concepção já antiga, deve contar com novidades em breve. Além do estilo apenas utilitário do atual modelo, porém, a nova Kombi será um veículo múltiplo e muito mais integrado com a família, daí o lado simpático e multifuncional apontado por de Silva.

Fonte: UOL