Volkswagen Gol completa 25 anos na liderança em vendas

Volkswagen Gol completa 25 anos na liderança em vendas

Modelo ultrapassa o Fusca, que permaneceu líder de mercado no Brasil por 24 anos

O VW Gol completa 25 anos de liderança em vendas no mercado brasileiro. Desde 1980, ano do lançamento da primeira geração do hatch, foram vendidos 5.828.000 unidades. Antes do hatch ser líder nas vendas, o VW Fusca, o seu irmão de marca, liderou o ranking dos mais vendidos por 24 anos. Em 2011, o veículo atingiu a marca de 1 milhão de unidades exportadas.

É o automóvel fabricado no Brasil mais vendido no exterior. O Gol já foi comercializado em 66 países, mas os pricipais mercados, hoje em dia, são o México e a Argentina. Segundo a Volkswagen, a inovação é uma das marcas na história do carro. Entre elas, em 2003, o veículo inaugurou a tecnologia do motor bicombustível. Também foi o primeiro a ter injeção eletrônica e a usar motor 1.0 de 16 V.

Gerações

O primeiro modelo do Gol que chegou ao mercado brasileiro, em 1980, tinha motor 1.3 refrigerado a ar. Seu projeto começou em 1976 e teve um milhão de quilômetros de testes em ruas e estradas no Brasil e exterior. A gama de veículos da marca, que seguiam o design do hatch, foi sendo completada ao longo dos anos, com o sedã Voyage, a versão station Parati e a versão picape Saveiro.

A segunda geração chega em 1994, o famoso Gol “Bolinha”. A novidade era o design arredondado, por isso ganhou o apelido. Foi feito para atender a demanda dos clientes por um melhor conforto e mais segurança. Em 1999, chega às lojas a terceira geração do hatch. Com aparência mais dinâmica e melhor qualidade no acabamento, tinha 70% das chapas zincadas e carroceria reforçada.

Foi o primeiro veículo nacional a oferecer garantia de cinco anos contra a corrosão. O Gol G4 chega em 2005 com nova traseira, que continha elementos circulares das lanternas e novo aerofólio integrado à tampa do porta-malas. O para-choque integrado contribuía para uma sensação de maior volume, além de auxilirar na visibilidade traseira.

A geração mais recente do modelo, a quinta, trouxe várias mudanças no design e nova plataforma. O motor posicionado transversalmente aumentou a disponibilidade de espaço e conforto dos ocupantes. Segundo a marca, houve inovações também em segurança e dirigibilidade.

Fonte: Terra