Volkswagen lança programa de compartilhamento de carros

Os carros podem ser reservados através da internet ou por meio de um aplicativo para smartphones como Iphone ou Android.

A cidade de Hannover, na Alemanha, foi escolhida para ser inaugurar um projeto inovador da Volkswagen. Chamado de Quicar, o programa de compartilhamento de automóveis da marca alemã pretende usar e abusar da alta tecnologia em benefício da praticidade dos habitantes de uma grande metrópole.

Para se utilizar de um dos carros disponíveis para o compartilhamento, o afiliado ao programa precisa apenas estar com sua licença em mãos, pois esta vem equipada com um chip que destrava as portas e liga o motor automaticamente.

Os carros podem ser reservados através da internet ou por meio de um aplicativo para smartphones como Iphone ou Android. Com a reserva marcada, uma senha é fornecida. Basta digitar esta senha em uma tela no painel para que o motor dê a partida.

O Programa Quicar começará com 50 pontos de coleta, onde será possível pegar o deixar o carro. O planejamento é que o número destes locais seja dobrado até 2012. Estarão disponíveis os modelos Golf, Beetle e Caddy.

O objetivo do programa é fazer com que os usuários possam utilizar os carros apenas quando realmente for necessário, sem precisar ter altos custos com a compra, manutenção ou seguro. Sem contar com a possibilidade de reduzir os veículos em excesso nas ruas e diminuir a poluição, até porque, a expectativa do programa é oferecer futuramente carros híbridos e até elétricos.

Fonte: Auto Esporte