Volkswagen leva Saveiro e Amarok para salão náutico no Rio de Janeiro

O Rio Boat Show, que chega à sua 17ª edição, é o maior salão náutico da América Latina

As picapes Amarok Highline e Saveiro Cross 2015 estarão entre as atrações do estande da Volkswagen no Rio Boat Show, entre 9 e 15 de abril na Marina da Glória, no Rio de Janeiro.

O Rio Boat Show, que chega à sua 17ª edição, é o maior salão náutico da América Latina. Este ano, reunirá mais de 100 expositores nacionais e internacionais e receberá um público de mais de 43 mil visitantes, entre executivos, empresários, profissionais liberais, esportistas, personalidades, e profissionais do meio náutico.

Saveiro Cross 2015

A nova Saveiro Cross traz como novidade o novo motor 1.6 MSI, de 120 cv, além de uma equipamentos de série como: controle eletrônico de estabilidade, freios ABS com função off-road, sistema de assistência à frenagem, controle de tração, bloqueio eletrônico do diferencial e assistente para partida em subidas.

A versão com cabine estendida e equipamento topo de linha traz volante multifuncional em couro, com controles dos sistemas de som e telefonia, rádio CD player Double DIN com sistemas Bluetooth e entradas SD-Card e USB e bolsos porta-objetos nas laterais internas dos bancos. O módulo Interativo, disponível como opcional, incorpora controlador de velocidade de cruzeiro (piloto automático), retrovisor interno eletrocômico e sensores crepuscular e de chuva.

A principal novidade da Saveiro Cross 2015 é o novo motor 1.6l MSI, que estreia na linha Volkswagen. Mais leve, com bloco e cabeçote feitos de alumínio, o 1.6l MSI tem comando de válvulas de admissão variável, duplo sistema de resfriamento (circuitos separados para o motor e o cabeçote) e coletor de escapamento integrado ao cabeçote.

Com 1.598 cm³ e 16 válvulas, ele conta com sistema de partida a frio sem tanque auxiliar de gasolina, para maior praticidade. Abastecido com etanol, o novo motor tem potência máxima de 120 cv (110 cv com gasolina) e torque de 16,8 kgfm (15,8 kgfm com gasolina). Além do peso menor, o novo motor foi desenvolvido com foco na redução do atrito interno, o que resulta em menor consumo de combustível.

Volkswagen Amarok

A Amarok Highline, topo de linha, traz de série controle eletrônico de estabilidade (ESC), assistente de partida em subida (HSA), controle automático de descida (HDC) e faróis de neblina com luzes dinâmicas para manobras ? recurso inédito entre as picapes médias no Brasil.

Com tração integral e câmbio automático de oito marchas, a Amarok Highline é forte em situações fora de estrada e oferece conforto de rodagem ? comparável ao de um automóvel ? para longas viagens. Além da ampla área de carga, a Highline tem capacidade para rebocar até 2.450 kg, item importante para usuários que costumam transportar suas embarcações.

Entre as novidades presentes na Amarok Highline 2014 se destaca a disponibilidade de airbags laterais para tórax e cabeça opcionais, além do duplo airbag frontal de série. As bolsas dos airbags laterais, que protegem simultaneamente o tórax e a cabeça dos ocupantes, estão localizadas no encosto dos bancos dianteiros.

Outro recurso da versão topo de linha é o rebatimento elétrico dos espelhos retrovisores, que facilita estacionar em vagas estreitas, reduzindo a largura total do veículo em 17 cm. Para facilitar as manobras, a Amarok Highline, que já tem como item de série um exclusivo (no segmento) sistema de sensores de estacionamento dianteiros e traseiros com OPS (Optical Parking System), pode ser equipada opcionalmente com câmera de ré.

A Amarok Highline 2014 conta com um novo quadro de instrumentos que inclui computador de bordo com oito funções (tempo de viagem, consumo instantâneo, consumo médio, autonomia, distância percorrida, velocidade média, alerta de velocidade e temperatura do óleo do motor).

O volante multifuncional de série permite acionar os controles do som e do sistema de telefone sem tirar as mãos do volante. Outro importante aprimoramento na segurança da Amarok é o sistema ISOFIX (ancoragem para dois assentos de crianças nas posições laterais do banco traseiro), de série em todas as versões.

A Volkswagen do Brasil registrou no ano passado um recorde histórico nas vendas de comerciais leves no mercado nacional, com a comercialização de 127.642 unidades entre janeiro e dezembro - um avanço de 9% sobre as vendas de 2012. A Volkswagen também comemorou, em março de 2014, a marca de 2,5 milhões de comerciais leves produzidos em seus 60 anos de atividades no Brasil.


Volkswagen leva Saveiro e Amarok para salão náutico no Rio de Janeiro

Fonte: Quatro Rodas