Wando já começa a respirar sem ajuda de aparelhos, diz hospital

No entanto, ainda persiste a necessidade de cuidados intensivos.

O cantor Wando passou a noite sem complicações, informou o boletim divulgado nesta segunda-feira (6) pelo Biocor Instituto. O documento é assinado pelo médico Heberth Miotto, coordenador do Centro de Terapia Intensiva (CTI). O artista está internado no hospital, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, desde o dia 27 de janeiro. O comunicado, divulgado nesta segunda-feira, diz, ainda, que foi iniciado o processo de retirada gradual da máquina que auxilia na respiração do artista, mas que persiste a necessidade de cuidados intensivos.


Wando já começa a respirar sem ajuda de aparelhos, diz hospital

No sábado (4), Miotto explicou que o respirador foi conectado à traqueia por meio de uma cânula para a passagem de ar. A abertura do orifício foi feita durante o procedimento chamado traqueostomia.

Segundo o cardiologista, nesta semana, Wando já deve respirar sem a ajuda de aparelhos. ?A retirada é gradual, de modo que segunda-feira ou terça, se estiver tudo bem, ele vai estar fora do respirador. Ai, então, vai voltar a respirar espontaneamente. A cânula na traquéia vai ser retirada posteriormente?, disse.

Neste domingo (5), o cantor enviou às fãs um bilhete, por meio da equipe de reportagem da TV Globo, dizendo que estava se recuperando, e que retornaria.

Wando deu entrada no Biocor com o quadro de angina de peito e foi submetido a um cateterismo cardíaco. Exames constataram que ele estava com artérias do coração entupidas por placas de gordura. Era necessário fazer uma cirurgia de ponte de safena de urgência para substituir as partes das artérias com problemas. Mas o quadro clínico piorou, impedindo o procedimento.

Os médicos optaram então pela angioplastia, que é a implantação de malhas de aço nas artérias para permitir a passagem do sangue. Ele foi internado no CTI logo após a angioplastia.

Fonte: G1