Washington cobra imposto sobre uso de saco plástico

A cidade de San Francisco proibiu os sacos plásticos e determinou sua substituição por bolsas de papel nos supermercados em 2008

Os moradores de Washington pagarão a partir de janeiro um imposto de cinco centavos por cada saco plástico utilizado em compras em supermercados, e o valor arrecadado financiará a despoluição de um rio local, anunciou a prefeitura da capital americana.

"Este imposto sobre sacos plásticos é o primeiro deste tipo" nos Estados Unidos, destacou a prefeitura em um comunicado.

A cidade de San Francisco proibiu os sacos plásticos e determinou sua substituição por bolsas de papel nos supermercados em 2008, e Seattle teve seu imposto derrubado por um referendo.

"Firmei esta lei com o objetivo de reduzir o volume de sacos plásticos que contaminam nossos rios. Queremos que todo o mundo saiba que se pode salvar o rio e poupar cinco centavos levando sua própria bolsa de compras", destacou o prefeito de Washington, Adrian Fenty.

O rio em questão é o Anacostia, que desemboca no Potomac, em Washington.

Segundo os fabricantes de sacos plásticos, a decisão deve custar às famílias de Washington "US$ 5 milhões de dólares em 2010".

Fonte: g1, www.g1.com.br