Wellington Dias lidera disputa para Governo do Piauí com folga

Em segundo lugar aparece o prefeito da capital, Firmino Filho.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Wellington Dias (PT) lidera com folga a disputa eleitoral para o Governo do Estado em 2018. Segundo pesquisa de intenção de voto estimulada realizada pelo instituto Vox Populi, o governador tem 55% das intenções de voto dos eleitores do Piauí. Em segundo lugar aparece o prefeito da capital, Firmino Filho (PSDB), com 20%. A vantagem de Wellington é de 35 pontos percentuais sobre Firmino.

Em terceiro lugar aparece o ex-prefeito da capital, Silvio Mendes (PP), com 11%. O presidente nacional do Sesi,João Henrique Sousa (PMDB),vem em seguida com 2%. Os eleitores que afirmam que não votariam em nenhum dos candidatos, votariam em branco ou anulariam o voto somam 6%. Já os que não sabem ou preferem não responder são 5%.

FICHA TÉCNICA- A pesquisa foi realizada de 31 de março a 06 de abril com eleitores a partir de 16 anos residentes no Piauí. A amostra é de 1.200 entrevistas aplicadas em 52 municípios de todas as regiões do Estado, obedecendo cotas de sexto, idade, escolaridade e renda. O tamanho da amostra permite uma margem de erro de 2,8 pontos percentuais para mais ou para menos e um intervalo de confiança de 95%.

Wellington vence com 43% na capital e 59% no interior

O governador Wellington Dias vence a disputa eleitoral tanto na capital como no interior, segundo pesquisa Vox Populi. Em Teresina, o petista aparece com 43% das intenções de voto estimuladas para o Governo do Estado. Já o prefeito Firmino Filho tem 27%. O progressista Silvio Mendes aparece com 21% e o peemedebista João Henrique tem 2%.

Votariam em branco, anulariam o voto ou não escolheriam nenhum dos candidatos 7% dos eleitores de Teresina. Os indecisos somam 1%. Já no interior a liderança de Wellington Dias dispara com 59% dos eleitores afirmando que votam na sua reeleição. As intenções de voto em Firmino Filho somam 18%. Já Silvio Mendes fica com 8%. João Henrique permanece com 2%. Os que não votariam em ninguém, anulariam ou votariam em branco somam 6%. Os indecisos são 7%.

68% aprovam Governo Wellington Dias

A maneira como governador Wellington Dias está liderando a gestão do estado é aprovada por 68% dos piauienses, segundo pesquisa do instituto Vox Populi. Os que reprovam sua maneira de governar são 25%. Os que não souberam ou preferiram não responder somam 7%. A maior aprovação do governador está no interior, com 69%. Já na capital o índice é de 67%. Os que desaprovam a administração de Wellington Dias na capital são 28% e no interior somam 24%. Os indecisos na capital são 5% e no interior 7%.

DIREÇÃO CERTA - Para 64% dos eleitores entrevistados pelo instituto Vox Populi o Governo do Estado está indo na direção certa, independente da opinião do eleitor sobre o governador Wellington Dias. Para 25%, a direção da administração está errada e não souberam opinar 11%.

Para 40% dos piauienses, o Piauí está melhorando

O Piauí está melhorando para 40% dos piauienses, segundo pesquisa do instituto Vox Populi. Já para 42%, o Piauí está parado; e para 16% a avaliação é que o estado está piorando. Não souberam ou preferiram não responder, 3%. A avaliação de melhora da situação do estado é mais visível em Teresina, onde 42% veem uma melhora no estado; no interior o índice é de 39%. Já 40% dos moradores de capital veem o estado parado; no interior o índice é de 42%.

Para 15% dos moradores de Teresina, o estado está piorando, no interior o percentual é de 16%. Já 2% não souberam responder na capital e no interior 3%

Dias tem desempenho positivo para 46%

Para 46% dos piauienses, o governador Wellington Dias tem um desempenho positivo até agora à frente do Governo do Estado. É o que aponta pesquisa realizada pelo instituto Vox Populi. Para 34% o desempenho do governador é regular. Os que avaliam o despenho como negativo somam 16%. E os que não souberam ou preferiram não responder são 4%.

Na capital, Wellington tem avaliação positiva de 45% dos eleitores, no interior o índice chega a 47%. Já os eleitores de Teresina que consideram o governo regular são 38% e no interior 33%. A avaliação negativa é menor na capital [14%] que no interior [16%]. E os indecisos somam 3% em Teresina e no interior são 5%.

74% estão satisfeitos em morar no Piauí

A pesquisa do instituto Vox Populi perguntou como os entrevistados se sentem morando no Piauí. Nada menos que 74% se disseram satisfeitos por morar no Piauí. A sensação é de muito satisfeito para 13%. Os que se mostraram insatisfeitos por morar no Piauí somam 11%. Os que estão muito insatisfeitos são 2%.

Entre os que moram em Teresina, 73% estão satisfeitos em habitar na capital piauiense; os que moram no interior a satisfação chega a 75%. Já os que estão muito satisfeitos por morar na capital somam 12% e no interior o índice chega a 13%. A insatisfação é maior entre os moradores de Teresina. 13% estão insatisfeitos por morarem na capital; e no interior são 11%. Exatos 2% estão muito insatisfeitos com a moradia em Teresina, no interior são 1%.

Lula tem 70% para presidente no Estado do Piauí

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera com expressiva vantagem a disputa presidencial no Piauí. Segundo pesquisa do instituto Vox Populi, Lula tem 70% de intenções de voto estimuladas no Estado.

Em segundo lugar aparece Marina Silva (Rede) com 7%. Seguida por Aécio Neves (PSDB), Ciro Gomes (PDT) e Jair Bolsonaro (PSC), cada um com 5%. Os que não votariam em nenhum dos candidatos, ou ainda votariam em branco ou anulariam o voto também são 5%. Os eleitores que não souberam ou preferiram não responder somam 3%.

Temer tem desempenho negativo para 67%

Para 67% dos eleitores piauienses, o desempenho do governo do presidente Michel Temer (PMDB) é avaliado como negativo, segun- do pesquisa do instituto Vox Populi. Para 22%, a administração é considerada regular.  Já 7% veem o governo como positivo, e preferiram não opinar 4%.

Em Teresina, o presidente Temer tem avaliação positiva de apenas 5% do eleitorado; os que consideram regular são 26% e negativo somam 66%. Os indecisos são 2%. Já no interior piauiense a avaliação positi- va é de 7%; regular atinge 21% e negativo bate 68%. Os indecisos são 4%.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES