Wellington inaugura casa para acompanhamento de gestantes

Com capacidade para atender até 20 mulheres.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Wellington Dias inaugurou, nesta quinta-feira (27), a Casa da Gestante, Bebê e Puérpera (CGBP), uma expansão da Maternidade Dona Evangelina Rosa, que tem por objetivo acolher e cuidar de gestantes e recém-nascidos de risco que necessitam de acompanhamento diário, sem a necessidade de permanecer no ambiente hospitalar.

“A inauguração da casa é mais um passo para a gente garantir um conforto e atendimento melhor, tanto para a gestante quanto para o bebê. O objetivo principal é ampliar a capacidade de atendimento e descentralizar atendimentos de média e alta complexidade, mantendo um foco especial nessa área materno infantil e de atendimento ao público da terceira idade”, pontua o governador. 

Com capacidade para atender até 20 mulheres, gestantes e mães de bebês prematuros internados e que precisam ficar em contato com seus filhos, a unidade funcionará 24h com acompanhamento profissional de uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, fisioterapeutas, psicólogos e nutricionistas.

“O objetivo é que tenhamos aqui as condições de acomodar e receber as pacientes gestantes de alto risco que precisam do acompanhamento de profissionais. Pacientes com esse perfil serão encaminhadas da maternidade para cá”, ressalta o secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa.

Humanização

A estratégia adotada no novo centro de atendimento materno-infantil se baseia nos preceitos da Rede Cegonha, pela qual o Governo do Estado implanta um novo modelo de atenção ao parto, nascimento, crescimento e ao desenvolvimento da criança de zero aos vinte e quatro meses, além da redução da mortalidade materna e infantil com ênfase no componente neonatal. A casa terá visita aberta, com horários ampliados e flexíveis.

“Aqui nós temos o programa de humanização do atendimento, que é justamente para dar esse aspecto acolhedor às usuárias desse espaço. Durante toda a estadia na Casa da Gestante, as mulheres que por aqui passarem terão acompanhamento em tempo integral de nossa equipe multiprofissional, durante todo o tempo que ela necessite de acompanhamento”, esclarece a coordenadora da casa, Ana Rute Maranhão.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES