Wesley Batista continua preso após STF negar Habeas Corpus

A decisão foi da ministra Laurita Vaz.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou pedido liminar de habeas corpus apresentado pela defesa do empresário Wesley Batista, do grupo J&F. A decisão, desta quinta-feira (28/12), é da ministra Laurita Vaz. Preso preventivamente junto com o irmão Joesley Batista, em setembro, o empresário é acusado de insider trading (uso de informação privilegiada para lucrar no mercado financeiro).

Em outubro, o ministro do STJ Rogerio Schietti Cruz já havia negado pedido de revogação de prisão apresentado pela defesa de Wesley Batista. À ocasião, o magistrado disse não reconhecer nenhuma ilegalidade no decreto prisional que considerou a medida necessária para assegurar o andamento do processo, a aplicação da lei penal e a manutenção da ordem pública.

No novo pedido, os advogados alegavam existência de fatos novos que justificariam a revogação da prisão preventiva. Em liminar, pediram a suspensão da prisão até o julgamento definitivo do habeas corpus, ou sua substituição por medidas cautelares alternativas.

Entre outros argumentos, a defesa destacou o encerramento das investigações tanto na esfera penal quanto na administrativa; a ausência de fatos que pudessem demonstrar que a liberdade do empresário ainda colocaria em risco a garantia da ordem pública, a instrução criminal ou a aplicação da lei penal; e a falta de fundamentação para a não aplicação de medidas cautelares diversas da prisão.

Ao negar o pedido, no entanto, a ministra Laurita Vaz ressalta que a liminar já havia sido indeferida em primeira instância pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3) e que no caso em questão não há excepcionalidade que justifique a revisão da decisão da Corte.

Para a ministra, a única novidade apontada pela defesa foi o encerramento das investigações nas esferas penal e administrativa. Ela reconheceu que o fim das apurações pode, eventualmente, ter impacto na análise da necessidade da prisão quanto à conveniência da instrução criminal, mas os outros fundamentos ainda persistem, como a garantia da ordem pública, o receio de reiteração delitiva e a inaplicabilidade das medidas cautelares alternativas, todos já examinados pelo ministro Schietti.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES