PI: Workshop na UFPI discute a execução de energia solar

PI: Workshop na UFPI discute a execução de energia solar

Durante o I Workshop de Energia Solar o livro que trata dos desafios e potencialidades do Piauí foi lançado

Representantes do estado, da Eletrobras e professores da Universidade Federal do Piauí (UFPI) participaram nesta terça-feira, 11, do I Workshop Piauí Solar para discutir estratégia de uso de energia fotovoltaica no estado.

O evento, que é promovido pelo curso de Engenharia Elétrica da UFPI, quer abrir uma discussão entre instituições responsáveis visando o incentivo dessa alternativa no Piauí.

Estima-se que o Brasil tenha 20 anos de atraso quando o assunto é energias renováveis. No Nordeste esta é uma realidade em muitos estados. No Piauí, segundo a UFPI, esta é uma iniciativa que está apenas engatinhando, pois ainda faltam incentivos e investimentos.

Um professor de Engenharia Elétrica da UFPI afirma que falar de energia solar no Piauí ainda é um assunto distante. A prova disso é que alguns órgãos do governo do estado trabalham a iniciativa de forma pouco expressiva. ?Os custos de investimentos para energia fotovoltaica já foram muito maiores. Entretanto a matriz energética de um país não pode se concentrar apenas em uma forma de energia. Essa é a nossa necessidade atual: diversificar a nossa matriz energética?, disse ele.

Durante o I Workshop de Energia Solar o livro que trata dos desafios e potencialidades do Piauí foi lançado. Segundo especialistas, trata-se de um panorama de como o sistema poderia funcionar no país.

VEJA A REPORTAGEM COM EUGÊNIA REIS

Fonte: Denison Duarte