Zika não é ameaça à Olimpíada do Rio, diz médico de delegação alemã

A Olimpíada do Rio será entre os dias 5 e 21 de agosto de 2016.

A epidemia do vírus da zika no Brasil precisa ser monitorada, mas não é uma ameaça à Olimpíada do Rio de Janeiro de 2016, disse Bernd Wolfarth, chefe da Confederação Alemã de Esportes Olímpicos, em entrevista à Reuters.

"Tirando o fato de que os atletas decidem por si mesmos, e com toda a liberdade, se irão ou não competir, deve-se agora acompanhar os desdobramentos [do vírus] com muita atenção", afirmou Wolfarth, que é o principal médico da delegação olímpica alemã.

O vírus, que é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, disseminado no Brasil e que vem sendo ligado a casos de microcefalia -uma má formação cerebral-, está causando alerta mundial e desperta preocupações entre autoridades esportivas no momento em que as delegações se preparam para a Rio-2016, que será realizada entre os dias 5 e 21 de agosto.

Na terça-feira o Quênia causou alvoroço quando o presidente de seu Comitê Olímpico Nacional, Kipchoge Keino, afirmou que sua delegação pode boicotar os Jogos por causa do Zika, mas mais tarde autoridades disseram ser prematuro determinar o impacto do vírus.

No início desta quarta-feira, Toni Minichiello, treinador da atual campeã do heptatlo, a britânica Jessica Ennis-Hill, afirmou que a Grã-Bretanha deveria retirar seu campo de treinamento para a Olimpíada do Rio de Janeiro de 2016 do Brasil e que não irá incentivar sua atleta a defender o título.

Profissionais da Prefeitura do Rio no combate ao mosquito (Crédito: Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www1.folha.uol.com.br/esporte/2016/02/1738605-zika-nao-e-uma-ameaca-a-olimpiada-do-rio-diz-medico-de-delegacao-alema.shtml ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos da Folha estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br). As regras têm como objetivo proteger o investimento que a Folha faz na qualidade de seu jornalismo. Se precisa copiar trecho de texto da Folha para uso privado, por favor logue-se como assinante ou cadastrado.)
Profissionais da Prefeitura do Rio no combate ao mosquito


Fonte: Folha de São Paulo