Encontro de Pedreiros(as) do Semiárido do Piauí mobilizou famílias de vários municípios

Encontro de Pedreiros(as) do Semiárido do Piauí mobilizou famílias de vários municípios

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Obra Kolping do Piauí realizou neste sábado o I Encontro de Pedreiros(as) do Semiárido na cidade de São Francisco de Assis do Piauí, com a participação de profissionais de vários municípios, dentre eles, Campo Alegre do Fidalgo, Conceição do Canindé, Floresta do Piauí e Paes Landim. O evento, que contou com a presença da diretoria da entidade, teve na parte da manhã uma exposição fotográfica mostrando ações da Obra Kolping no Semiárido; e uma oficina sobre a qualidade das cisternas de placas que estão sendo construídas.

Na parte da noite houve uma celebração eucarística com o Padre Geraldo, pároco do município, uma atividade cultural com um trio de forró de Picos e a apresentação de um documentário, produzido por comunicador da Obra Kolping, sobre experiência bem-sucedida na área de produção de alimentos na comunidade Gatinhos, em São Francisco de Assis do Piauí, dando ênfase ao ato de solidariedade de Seu Crispin Francisco Pereira.

O Padre Geraldo foi pioneiro em São Francisco de Assis do Piauí na realização de projetos sociais que estão ajudando as famílias a conviverem com a seca, a exemplo da produção de mel, criação de animais de pequeno porte e produção de hortaliças.

Em 2004, a comunidade ganhou a sua primeira cisterna-calçadão, através do Padre Geraldo, para a produção comunitária de alimentos, mas as pessoas que estava na reunião não se prontificaram em ceder uma terra para sediar a obra. Seu Crispin e o cunhado Roberto Xavier, que não estavam na reunião, souberam do ocorrido no dia seguinte. Ficaram preocupados e então procuraram a igreja, quando Seu Crispin ofereceu parte de sua terra para a construção da cisterna. ?Se tenho 10 hectares e não uso toda a terra, então posso doar uma parte para quem precisa fazer um plantio?, falou o agricultor.

O encontro foi coordenado por Iraides Leite, que coordena o programa de construção de cisternas P1+2 através do TP BNDES, para a produção de alimentos nos municípios de Paes Landim, Floresta do Piauí e São Francisco de Assis do Piauí. Com o encontro de pedreiros(as), a Obra Kolping do Piauí fortalece a integração da categoria e reforça a importância destes profissionais para o desenvolvimento do Semiárido.

Alguns dos pedreiros levaram para o encontro suas mulheres e filhos, o que demonstra também uma consciência em relação à necessidade de realização de um trabalho educativo do ponto de vista da educação contextualizada e voltada para convivência com a seca. "Agora as famílias e os jovens estão compreendendo que é possível conviver com a seca e não combater a seca, como muitos defendiam com o intuito de tirar proveito político e econômico", falou Raimundo João da Silva, coordenador Estadual da Obra Kolping.

O presidente da Obra Kolping do Piauí, Francisco Machado de Santana, que prestigiou o encontro e o evento cultural, disse que a entidade está muito feliz por fazer parte de um programa que está ajudando as famílias a conviverem melhor com o Semiárido. Segundo ele, o exemplo do Seu Crispin e da comunidade Gatinhos é uma comprovação de que a região tem um grande potencial produtivo e conta com muitas pessoas trabalhadoras e solidárias.

O evento cultural realizado na noite de sábado contou com a presença do prefeito Genilvado Santos Irineu e de representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Trabalhadoras Rurais de São Francisco de Assis e do vice-prefeito de Porto, Raimundo Ferreira, que é vice-presidente da Obra Kolping do Piauí.

Além da entrega de certificados para os participantes, foi realizado o sorteio de uma antena parabólica entre os pedreiros e feita uma homenagem ao agricultor Crispin Francisco Pereira, pelo desprendimento e solidariedade, traduzida com a doação de terra para a construção de cisterna para a produção comunitária de hortaliças.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES