APPI promove evento para a sociedade jovem

APPI promove evento para a sociedade jovem

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na tarde da última quarta-feira (12), em reunião realizada com a gerente da Assessoria de Projetos e Parceiros Institucionais da Federação das Industrias do Estado do Piauí - APPI, Jeannette Souza, equipe técnica do Instituto ECO VIVA, e o presidente regional do PEN51, Mário Felipe, foi feita a apresentação do ?Projeto VIVA?, que tem por objetivo trabalhar, através do esporte, lazer e cultura o desenvolvimento físico equilibrado dos adolescentes matriculados na rede estadual de ensino e que se encontram em situação de risco e/ou envolvimento com uso e abuso de drogas.

?Nossa ideia é fazer um trabalho de enfrentamento às drogas através do esporte, cultura e lazer?, explica o presidente regional do PEN51 no Piauí, Mário Felipe, que esteve presente na reunião. Segundo ele, a princípio o projeto será executado em todos os municípios que fazem parte da Micro Região do Médio Parnaíba e da Região Integrada de Desenvolvimento da Grande Teresina, incluindo a vizinha cidade maranhense de Timon. ?A droga chegou de forma tão avassaladora que não podemos esperar uma solução somente dos órgãos e gestores públicos. Toda a sociedade precisa se mobilizar para conter e reter o seu avanço?, disse ele.

Na visão de Jeannette Souza, a questão das drogas passa também pela responsabilidade da sociedade civil. ?Vamos aproveitar os projetos já existentes, vamos atrás da Lei de Incentivo Fiscal, vamos buscar o apoio de nossos empresários. Eu acredito na independência do terceiro setor. O enfrentamento às drogas deve ser preocupação de todo cidadão?, opinou.

Jeannette Souza também afirmou que a partir daquele encontro será pensado num evento maior com a participação de todos os segmentos da sociedade incluindo a imprensa para dar visibilidade a questão e está sendo elaborado um guia pela FIEPI, onde vai constar todos os endereços das entidades que desenvolvem projetos de combate ás drogas na Capital e no Estado. ?Queremos sensibilizar os empresários para mostrar que tem muito gente trabalhando em prol da questão e eles podem apoiar?, comenta.

Participaram da reunião o empresário e idealizador, Carlos Alberto (Carlão) do Instituto ECO VIVA, a equipe técnica do Instituto Eco Viva o missionário Marcos Vinicius da igreja católica, o pastor Francisco Sena da Assembleia de Deus Madureira, lideres comunitários como Elizeu Moreira Silva (Moreirão) da Grande Gurupi, Marcio Machado da Comunidade Terapêutica nos Braços do Pai, o educador físico Ramom Paulo, a administradora e educadora pedagógica Val Guedes, a contabilistas Marcia Duarte e James Lima, o ator Dilcon Carvalho, os funcionários públicos Onofre Neto, e Sheila Cordeiro, a assistente social Francimar Fernandes, a enfermeira Carene Carvalho, as psicólogas Thátila Britto e a Layone Holanda, a publicitária Rosimary Britto, e o ex-dependente químico, Lucyê Galeno, de 28 anos, que deu um depoimento emocionante sobre seu envolvimento com as drogas e a dificuldade de sair da criminalidade.

?Eu conheci as drogas aos 13 anos, mas percebo que crianças estão usando e sendo usadas por traficantes cada vez mais cedo, no meu bairro existem usuários de drogas crianças a partir de 7 anos e idosos com mais de 60, além meninas de 12 anos se prostituindo para ter acesso a droga. Outras entram no tráfico pela ilusão de ganhar dinheiro rápido e fácil. Se esse projeto der certo, vai ser uma benção. Vocês podem ter certeza!?, disse emocionado o Lucyê.

Uma boa notícia foi a certeza da parceria entre a Federação das Industrias do Estado do Piauí - FIEPI e Instituto Eco Viva. ?O projeto já tem uma história a contar, não vejo dificuldades em expandi-lo?, declara Carlos Alberto. Ele relatou que através do Projeto Viva uma comunidade inteira já foi urbanizada na zona Sul, no caso o Residencial Saci, ao lado do Conjunto Saci. ?Nosso movimento é apartidário, ecumênico, queremos integrar os diversos segmentos da sociedade para promover a qualidade de vida?, finalizou Carlão.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES