Prefeitura municipal realiza campanha ‘Leishmaniose NÃO

Prefeitura municipal realiza campanha ‘Leishmaniose NÃO

Saúde | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A prefeitura municipal de Bom Jesus, por meio da secretaria municipal de Saúde, está realizando a campanha ‘Leishmaniose NÃO, proteja seu cão’. A Leishmaniose Visceral é a segunda doença parasitária que mais mata no mundo. Atualmente são 12 milhões de pessoas infectadas e por ano são registradas 500 mil novas ocorrências em humanos que, se não tratada, em 90% dos casos evoluem para o óbito. 

Bom Jesus é um região endêmica, onde já estão registrados diversos casos comprovados de Leishmaniose em cães e também em seres humanos. Essa campanha trata-se de uma ação preventiva, tendo em vista que a leishmaniose canina (Calazar) é uma zoonose, ou seja, transmite para o ser humano.

Na campanha são realizados testes rápidos cujo resultado é conhecido em 15 minutos. Os cães com diagnostico positivo passam por um segundo exame (prova confirmatória), o resultado deste é liberado em no máximo 30 dias. Nosso publico alvo são cães sintomáticos e assintomáticos, pois o animal pode não apresentar sintoma algum e ter a doença. Os testes são realizados em pontos específicos nos bairros bonjesuenses. O bairro, o local e data a ser realizada são avisados antecipadamente pelos agentes de saúde e em carros de som.

A Campanha já é realizada anualmente desde 2014, mas resolvemos intensificar as ações devido ao grande numero de casos caninos positivos. Iniciamos em julho de 2017 e já foram realizados no bairro Chapadinha, Miramar, DER e Serra Nova, onde atendemos um numero expressivo de 600 cães. De julho de 2016 a julho de 2017, já foram realizados mais de mil testes rápidos. O intuito é triplicar esse numero.  

O município aguarda a prova confirmatória encaminhada para o Lacen-PI. Esta é uma atividade é uma atividade realizada rotineiramente pela Secretaria Municipal de Saúde, setor Vigilância Sanitária, quando há procura dos tutores dos animais. 

Após o resultado da prova confirmatória, os positivos são eutanasiados (com autorização do tutor do animal) e é realizado um controle químico do ambiente, com objetivo de evitar ou reduzir o contato entre o inseto transmissor e a população humana, consequentemente, diminuir o risco da doença.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES