Cadeirão Grande sedia audiência sobre Complexo Eólico que será feito no município

Cadeirão Grande sedia audiência sobre Complexo Eólico que será feito no município

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Foram mais de 3h40 minutos e 63 intervenções durante a audiência pública sobre o Complexo Eólico Chapada do Piauí II, realizada na tarde da terça-feira,15, no auditório Maria Santa de Alencar, município de Caldeirão Grande do Piauí. Solicitada pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (SEMAR), com o apoio da Prefeitura, a audiência contou com grande participação popular. Televisores e aparelhos de som foram montados do lado de fora do auditório para que o máximo possível de pessoas pudesse acompanhar e participar.

O prefeito João Vianney fez a abertura oficial da solenidade, que contava com a presença da promotora Helga Barreto Tavares. O Ministério Público é o responsável por fiscalizar e possivelmente liberar a licença ambiental. As empresas envolvidas na construção desse complexo: ContourGlobal, Casa dos Ventos e Geoconsult, enviaram representantes que responderam aos inúmeros questionamentos da população.

Antes das dúvidas da população serem tiradas a Geoconsult fez uma explanação de uma hora sobre o que é o complexo eólico, benefícios e impactos para a região. Detalhes técnicos sobre os 450 empregos que serão gerados, bem como o cuidado com o meio ambiente foram levados em consideração. As obras custarão 835 milhões e uma vez iniciadas devem ficar prontas em 18 meses.

Caldeirão Grande do Piauí foi o município escolhido para receber esse empreendimento por ser uma região de fortes e constantes ventos. Com a operacionalização das torres, o déficit de energia elétrica da região será sanado.

Como exemplo, diversas fotos sobre Complexo Eólico Chapada do Piauí I foram expostas para a população. As obras desse complexo começaram no dia 27 de março e se encontram avançadas. As torres estão sendo erguidas nos município de Marcolândia, Simões e Padre Marcos. Os representantes das empresas explicaram que todos os donos de terras que recebem as torres são indenizados.

Quando da abertura para as perguntas o que se percebeu foi que a grande maioria demonstrava interesse na questão dos empregos, como a recepção dos currículos, experiência profissional, e os cargos oferecidos. Estes vão desde médico e enfermeira do trabalho até pedreiro, carpinteiro, motorista, auxiliar de escritório, operador de máquina.

O prefeito João Vianney declarou que a audiência foi proveitosa graças ao grande número de pessoas interessadas. Ele frisou que o Complexo Eólico é de grande importância para a cidade e a audiência auxiliará na liberação da licença ambiental, necessária para o início das obras.

O prefeito disse que uma das suas preocupações é sobre a geração de empregos, frisando não ser esta uma atribuição da administração municipal, mas das empresas que tocarão o empreendimento. ?Com isso a preocupação com os empregos e com os proprietários de terras é grande?, comentou.

A representante da Casa dos Ventos, Leíla Murici Torres, declarou que a audiência foi proveitosa, pois cumpriu um dos ritos para o licenciamento ambiental e também pela participação da população. Ela explicou que as obras só podem começar após a liberação dessa licença específica e outras, também associadas. Quando os procedimentos legais forem cumpridos, a obra começa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES