CAXINGÓ: Em sessão vereadores e servidores discutem sobre a Previdência Própria

CAXINGÓ: Em sessão vereadores e servidores discutem sobre a Previdência Própria

Sessão em Caxingó atrai muitos servidores publicos | Gil Rodrigues
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A sessão ordinária que aconteceu na Câmara Municipal de Caxingó na manhã desta sexta-feira (08), foi marcada pela discussão do Projeto de Lei que viabiliza a criação do Regime Próprio de Previdência Social no município. A sessão durou cerca de 4 horas e contou com a presença servidores públicos, secretários municipais e técnicos especialistas na área.   A sessão que estava mais para uma audiência pública contou com a presença dos nove parlamentares. Para explanar o assunto que requer extrema cautela, a Prefeitura Municipal contratou a empresa Araújo Mendes e Consultoria Publica de Teresina.

Na ocasião os técnicos colocaram no plenário todas as informações a cerca do regime provocando intensas discussões entre vereadores, servidores e técnicos sobre a relevância da aprovação do regime para o município e também os servidores.  Foram pontuados aspectos importantes como a redução das despesas do município, folha de aposentados, redução de despesas com o pagamento de INSS, compensação previdenciária junto ao Ministério da Previdência (MPS) e gestão ativa de seus recursos financeiros. Caso seja aprovado será implantado um caixa, fundo ou instituto próprio de previdência, passando a recolher eles mesmos as contribuições dos servidores (11% do salário) e da prefeitura.

 A Previdência Própria Municipal é o regime criado com intuito de recolher os recursos oriundos das contribuições sociais (servidores e prefeitura) que deixam de ser recolhidos e administrados pela previdência geral (INSS) e passarão a ser recolhidos e administrados pelo Instituto de Previdência Social do instituto que recolherá tais recursos para uma conta bancária, vinculada a um agente operador (banco oficial) e será gerida por um Conselho gestor Municipal. O fundo da previdência municipal será administrado pelo Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal e Diretoria da Previdência. Portanto, a segurança e a credibilidade do instituto dependerão da escolha dos conselheiros. Por enquanto, o projeto passa pelas comissões. Não há uma data definida para que a Lei seja colocada em votação.

A sessão ordinária que aconteceu na Câmara Municipal de Caxingó na manhã desta sexta-feira (08), foi marcada pela discussão do Projeto de Lei que viabiliza a criação do Regime Próprio de Previdência Social no município. A sessão durou cerca de 4 horas e contou com a presença servidores públicos, secretários municipais e técnicos especialistas na área.  




Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES