Fronteiras realiza com sucesso o 1º Front Berro

Fronteiras realiza com sucesso o 1º Front Berro

Prefeito Eudes Agripino realiza premiação | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O município de Fronteiras realizou entre os dias 25 e 26 de julho o 1º Front Berro, exposição de ovinos e caprinos, que teve como finalidade dar oportunidade aos pequenos e grandes criadores de expor seus animais, gerando novos negócios e melhorando a genética das criações locais.

A exposição foi realizada no Clube Recreativo Fronteirense, contou com baias específicas para os animais, além de palestra técnica sobre alimentação e sanidade animal e escolha dos animais que se destacaram em cada categoria, com direito à premiação para o criador.

De acordo com Jeosadack Alencar, Secretário Municipal de Agricultura, o 1º Front Berro atingiu sua expectativa, resgatando a importância da ovinocaprinocultura, alavancando esta atividade que está em ascensão na região Nordeste, além de mobilizar os criadores para melhorar a genética dos animais do município, fazendo com que a criação de ovinos e caprinos torne-se novamente um dos pontos fortes do município.

?Nesse período de seca que tivemos nos últimos três anos, a ovinocaprinocultura foi a única atividades que ajudou o homem do campo, evitando o êxodo rural, pois criadores de bovinos fecharam as porteiras e venderam seus animais, enquanto dos criadores de ovinos e caprinos conseguiram se manter. Ficamos felizes pois novos criadores e jovens estão se integrando a esta atividade, mantendo viva a nossa tradição e sustento?, disse o Secretário de Agricultura.

Além da exposição e negociação de animais, a feira contou ainda com a liberação de meio milhão de reais em projetos para criadores, a partir de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e Banco do Brasil. Mais de vinte expositores participaram do evento, totalizando uma média de 400 animais expostos. Além dos expositores locais, o Front Berro contou com a participação de criadores de vários municípios da região e até de outros estados, como Rio Grande do Norte, Pernambuco e Ceará.

O prefeito Eudes Agripino ressaltou que o evento ultrapassou as expectativas, mesmo se tratando da primeira exposição. E destacou a importância de valorizar as fontes de desenvolvimento local, dando oportunidade para que o homem do campo consiga melhorar suas criações.

?Considero importante a parceria que conseguimos com o Banco do Brasil, que disponibilizou meio milhão de reais em cinquenta contratos para famílias do município, já visamos parcerias com o Sebrae e Banco do Nordeste no futuro. É também um momento de confraternização entre os pequenos produtores do nosso município, que são criadores de caprinos e ovinos. Moramos numa região localizada no polígono da seca, as raças que estão sendo expostas são aquelas que conseguem resistir ao calor, ao sol, as situações climáticas?, destacou o prefeito.

Eudes Agripino ressaltou ainda que sua equipe já planeja feiras específicas aos sábados para caprinos e ovinos e que sua equipe já está planejando a realização da próxima edição, que deve acontecer num local próprio.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES