TSE defere registro de candidatura e Everardo Moura retornará ao cargo de prefeito de Isaias Coelho

TSE defere registro de candidatura e Everardo Moura retornará ao cargo de prefeito de Isaias Coelho

Everardo Moura | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Everardo Moura (PTB) foi eleito pela coligação ?A voz e a vontade do povo ?com 2.645 (dois mil seiscentos e quarenta e cinco votos), que representa 57,51% dos votos válidos, contra seu adversário Valdemar Maurílio (Demazinho-PSB) que obteve 1.954 votos, no último pleito eleitoral no dia 07 de outubro 2012. O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí deferiu seu registro, mas o Ministério Público Eleitoral recorreu da decisão ao TSE. A alegação foi de que o candidato estaria inelegível por ter tido o mandato conquistado em 2008 cassado pela Justiça Eleitoral no ano de 2010.

O prefeito eleito Everardo Araújo Moura de Carvalho (PTB), teve sua candidatura cassada após decisão monocrática da ministra do TSE e relatora do processo Laurita Vaz, atendendo a recomendação do Ministério Público que havia recorrido da decisão do TRE que deferiu o registro de candidatura nas eleições de 7 de outubro de 2012, alegando junto ao TSE que com a cassação do mandato em 2008, ele estaria inelegível.

Com a decisão monocrática de ministra do TSE, o vereador presidente da Câmara vereador Euilson Rodrigues Moreira (PTB) assumiu a prefeitura em janeiro de 2013 e permanece no comando até a publicação do acórdão que notificará o TRE-PI e a justiça eleitoral determinará o retorno de Everardo Moura ao cargo de prefeito de Isaias Coelho após decisão do pleno do TSE que desproveu a decisão do Ministério Público na noite desta terça-feira (06). O TSE deverá publicar o acórdão em cerca de 20 dias.

A relatora do Processo, Ministra do Superior Tribunal Eleitoral (TSE), Laurita Hilário Vaz que havia seguido a recomendação do Ministério Público, reconsiderou a decisão e mudou seu voto deferindo o registro de candidatura do prefeito Everardo Moura. O ministro João Otávio de Noronha em seu voto decidiu pelo retorno do processo ao TRE-PI para que o mesmo pudesse ter melhor esclarecimento. Já o ministro Luciano Lóssio pediu vista. Em seguida o TSE entrou de recesso e na noite de 06 de maio terça-feira, o processo entrou na pauta e foi julgado.

Por unanimidade o pleno do TSE seguiu o voto da relatora Laurita Hilário Vaz que mudou seu voto, deferindo o registro de candidatura. Com a decisão do pleno os eleitores e simpatizantes do prefeito Everardo Moura fizeram carreata na cidade de Isaias Coelho para comemorar o resultado do julgamento. Eles aguardam o retorno do prefeito Everardo Moura de Brasília onde acompanhou a votação dos ministros do TSE.

O articulador político George Moura informou ,que os eleitores e simpatizantes estão programando uma grande recepção ao prefeito Everardo Moura. Ele disse ainda que a decisão do pleno faz justiça ao prefeito que foi eleito democraticamente pela vontade popular, respeitando a escolha do povo de Isaias Coelho.

? A justiça está sendo feita, agora é aguardar a publicação do acórdão pelo TSE e reconduzir o prefeito eleito ao seu cargo no município de Isaias Coelho. Pode ter certeza que Everardo vai retribuir o carinho e a confiança com muito trabalho em prol de Isaias Coelho e de seu povo?, disse George Moura.

Fonte: Riachão Net



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES