Antonio Neto visita beneficiários do Programa Cisternas em Lagoa

Antonio Neto visita beneficiários do Programa Cisternas em Lagoa

Antonio Neto visita beneficiários do Programa Cisternas | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O prefeito de lagoa do Piauí, Antonio Neto, visitou na manhã desta segunda feira (26) os beneficiários do Programa Nacional de Apoio à Captação de Água de Chuva e outras Tecnologias Sociais (Programa Cisternas). Após a adesão ao programa a cidade já recebeu 25 cisternas que foram distribuídas a famílias de pequenos produtores residentes na zona rural do município.

“As cisternas são um sonho antigo de muitos pequenos produtores de nossa cidade, e hoje, graças e esse importante projeto do governo federal, nós podemos constatar a satisfação e a alegria de muitos deles em verem suas cisternas instaladas e em sua plena capacidade de armazenamento já no início do inverno” afirmou Antonio neto. O prefeito destacou ainda a importância do programa para as famílias dos agricultores durante os períodos de estiagem que atingem a região; “numa época em que haja escassez de chuva a presença da cisternas é essencial para que as famílias continuem a usufruir desse bem tão importante que é a agua”, afirmou.

O Programa Cisternas

O Programa Nacional de Apoio à Captação de Água de Chuva e outras Tecnologias Sociais (Programa Cisternas), financiado pelo Ministério do desenvolvimento social desde 2003 instituído pela Lei Nº 12.873/2013 e regulamentado pelo Decreto N° 8.038/2013 , tem como objetivo a promoção do acesso à água para o consumo humano e para a produção de alimentos por meio da implementação de tecnologias sociais simples e de baixo custo.

O público do programa são famílias rurais de baixa renda atingidas pela seca ou falta regular de água, com prioridade para povos e comunidades tradicionais. Para participarem, as famílias devem necessariamente estar inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

O semiárido brasileiro é a região prioritária do programa. Para essa região, o programa está voltado à estruturação das famílias para promover a convivência com a escassez de chuva, característica do clima na região, utilizando principalmente a tecnologia de cisternas de placas, reservatórios que armazenam água de chuva para utilização nos oito meses de período mais crítico de estiagem na região.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES