Descobrindo talentos é lançado em Mobilização de defesa das criança

Descobrindo talentos é lançado em Mobilização de defesa das criança

Mobilização em defesa das crianças e adolescentes | Roberto Carvalho
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Preocupada com o bem estar e o futuro da população infanto-juvenil do município, a Prefeitura de Massapê do Piauí, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou na tarde desta quarta-feira, 24, a mobilização municipal da campanha “Faça Bonito - Proteja nossas Crianças e Adolescentes”. Na ocasião, também foi lançado oficialmente o projeto “Descobrindo Talentos”.

Clique AQUI e veja mais fotos do evento!

A mobilização teve início na Unidade Básica de Saúde, onde houve a concentração. De lá, centenas de pessoas, dentre autoridades, servidores públicos, alunos das escolas públicas e representantes da sociedade em geral, saíram em caminhada pelas ruas da cidade, portando cartazes e faixas, com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a importância do combate, com a prevenção e denúncia de casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

No trajeto, durante uma parada, técnicos do Centro de Referência da Assistência Social, em forma de rima, lembraram o caso da menina Araceli Cabrera Sanches, de 8 anos, que foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espírito Santo, no dia 18 de maio de 1973. O crime bárbaro chocou o Brasil e o seu desfecho escandaloso, com a impunidade dos acusados, se tornou símbolo de toda a violência que se comete contra as crianças.

A caminhada encerrou com uma nova concentração na Praça Matias Costa. Em seu pronunciamento, o prefeito do município, Francisco Epifânio Carvalho Reis, fez um chamamento para que toda a população una forças em defesa das crianças e adolescentes. “O objetivo dessa mobilização é chamar a atenção da população para esse tema importante, é conscientizar sobre a necessidade de estarmos vigilantes, zelando, protegendo as nossas crianças e adolescentes. Todo crime é inaceitável, nós devemos repudiar, mas o crime de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes é o mais abominável, porque traumatiza, mutila, destrói a vida de uma criança. Todo pai e toda mãe quer que seus filhos cresçam saudáveis, amados e com sua dignidade respeitada. Queremos fazer esse chamamento à população, a família, aos amigos, professores, as organizações, enfim, todo o município tem esse dever e obrigação de combater, de prevenir e lutar para que nossas crianças sejam respeitadas”, disse.

A secretária de Assistência Social, Remédios Morais, salientou que a mobilização municipal faz alusão ao 18 de Maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. “Massapê do Piauí não poderia deixar de realizar essa mobilização em defesa das nossas crianças. A gestão tem essa preocupação com o bem estar e o futuro das nossas crianças, pois somente com uma infância feliz, teremos um adulto saudável e também feliz”, disse. A gestora fez um apelo para a população para prevenir no dia a dia e denunciar crimes contra crianças e adolescentes junto ao Conselho Tutelar ou por telefone, no Disque 100.

Projeto

No evento, o Governo Municipal lançou oficialmente o projeto “Descobrindo Talentos”, que será desenvolvido pela Assistência Social, com o objetivo de despertar nas crianças e adolescentes o interesse pelas artes e revelar talentos. O projeto oferece oficinas de dança, violão e flauta e atenderá aproximadamente 50 usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Assistência Social.

As aulas já foram iniciadas e os primeiros frutos do projeto foram apresentados à população. A primeira apresentação foi feita por um grupo de crianças que fizeram uma coreografia acompanhados pela música “Canção da Criança”, que foi tocada pelo Grupo de Flautas. Em seguida, os flautistas tocaram a música ‘Asa Branca’. A última apresentação foi com o Grupo de Violão, que tocou a música “Pra não dizer que não falei das flores”. As apresentações chamaram a atenção do público presente.

Em seguida, Agardênia Boeiro, que é mãe do Lucas, um dos alunos inscritos no projeto, e o aluno Jonatas Rodrigues dos Santos, de 13 anos, deram seus testemunhos sobre a importância do trabalho realizado pela Assistência Social.

Sobre o projeto, o prefeito Chico Carvalho frisou que o objetivo da gestão é oferecer atividades socioeducacionais e culturais para as crianças e adolescentes. “Dessa forma nós estaremos estimulando o interesse pela arte e também contribuindo com a formação da cidadania.

Para participarem do projeto, essas crianças e adolescentes terão obedecer algumas condicionalidades, como estar matriculado e frequentando a escola, ter um bom rendimento escolar”, disse.

Segundo a secretária Remédios Morais, as crianças e adolescentes do município tem talento, o que estava faltando era oportunidade para desenvolver. “E é isso que nós estamos oferecendo através do projeto, oportunidades. Além disso, estamos promovendo atividades paralelo às escolas, ocupando o tempo ocioso e proporcionando um novo aprendizado”, disse, convocando os familiares a apoiarem e valorizem o trabalho artístico dos filhos.

O evento contou, também, com a participação da vice-prefeita Luíza Cecília; da primeira dama Verônica Cavalcanti; dos secretários municipais Bruna Carvalho, de Educação, Lucileide Carvalho, de Gestão e Planejamento, Dr. João Deusdete, procurador geral, Reinaldo Carvalho, de Finanças, Maria Lúcia, de Saúde, Roberto Carvalho, secretário de Esporte, Nivaldo Rodrigues, de Obras, Fredy Lima, de Controladoria, Francivaldo Reis, de Agricultura; os vereadores Rivaldo Carvalho e Antônio Augusto (Tontonho); da coordenadora do Centro de Referência da Assistência Social, Paula Fernanda; além dos técnicos da Assistência Social, professores, conselheiros tutelares, membros do CMDCA, do Conselho Municipal da Assistência Social, dentre outros.

Fonte: Ascom



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES