Município adota medida do MS no combate ao aedes aegypti

Município adota medida do MS no combate ao aedes aegypti

Município adota medida do MS no combate ao aedes aegypti | Google
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Diante do aumento dos índices dos casos confirmados das doenças provocadas pelo mosquito Aedes Aegypti, entre elas o Zika Vírus, responsável pelos casos de microcefalia em alguns estados do Brasil, Inclusive o Piauí, o município de Milton Brandão, através da Secretaria de Saúde, atendendo normativa do Ministério da Saúde, não fará mais o LIA (Pesquisa por Índice de Amostragem) do mosquito, como era feito até no final de 2015.

Conforme informação do Coordenador de Endemias no município Agnelo Barros, “será adotada novo procedimento no combate ao mosquito, inicialmente com o larvicida nos recipientes com água ou inseticida nos bloqueios em caso de conformação de um dos casos de Dengue, Zika Vírus ou a Febre Chikungunya, doenças transmitida pelo Aedes Aegypti”.

"A pesquisa que era feito nas residências a cada dois meses, o que correspondia a um ciclo de trabalho para garantir o baixo nível de infestação predial, agora o trabalho será feito mensalmente com aplicação do larvicida". Disse Agnelo.

Para a Secretária Silvana Resende, “essa normativa do Ministério da Saúde é interessante porque o tempo usado para a pesquisa de larvas do mosquito Aedes Aegypti será usado agora no combate”.

“Nós estamos preocupados com a situação, porque entramos no período de chuvas que favorece a incidência de casos da Dengue ou dessas outras doenças provocadas pelo mosquito Aedes Aegypti”. “Para evitar que aconteça um surto aqui em nosso município vamos trabalhar com a conscientização dos moradores, envolvendo as Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social e usar o conhecimento dos Agentes Comunitários de Saúde, para identificar algum foco domiciliar para que os Agentes de Endemias façam o tratamento da água com o larvicida e em caso de uma confirmação o bloqueio com inseticida”. Pontuou a Prefeita Mara Resende.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES