Câmara aprova implantação do programa ‘Avançar Cidades’ em Oeiras

Câmara aprova implantação do programa ‘Avançar Cidades’ em Oeiras

Câmara aprova implantação do programa ‘Avançar Cidades’ em Oeiras | Melício Carvalho
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Câmara Municipal de Oeiras aprovou na sessão desta segunda-feira, 17, os dois projetos de lei que autorizam o Poder Executivo a contratar operação de crédito com a Caixa Econômica para a implantação do Programa ‘Avançar Cidades’, do Ministério das Cidades. O Avançar Cidades contempla a pavimentação de cerca de 70 ruas, construção de ciclovias, pontes e passagens molhadas no município.

Os projetos dividiram opiniões entre os parlamentares. Na sessão, vários vereadores da situação e oposição se revezaram na tribuna para discorrer sobre eles. A oposição alegava que precisava de mais tempo para debater o texto e realizar audiências públicas. Já a situação defendia a urgência da aprovação do projeto para cumprir prazos determinados pela Caixa Econômica, e argumentando que o PL tem o propósito de impulsionar o desenvolvimento da cidade, através da realização de uma série de obras de infraestrutura em diversos bairros.

Antes de iniciar o sufrágio, um grupo de vereadores apresentou à mesa diretora um requerimento para que a votação acontecesse em caráter secreto, fato que foi contestado por alguns parlamentares. O impasse gerou tumulto na sessão, que contou com a presença de um grande público.

O presidente da Câmara, vereador José Alberto, alegou que o requerimento apresentado estava embasado no regimento interno da Casa e prosseguiu com a votação. Neste momento, os vereadores Beron Morais, Arimatéria Júnior, Gilmar Fontes e Pedro Freitas, membros da bancada de oposição, deixaram o plenário, em forma de protesto. Restou o vereador Hélio Adão, que se manteve presente.

Com quórum suficiente de parlamentares, a votação foi iniciada. Logo em seguida, os vereadores da oposição retornaram ao plenário. Os dois projetos foram aprovados: o N° 26 com 09 votos favoráveis, 02 contra, 01 abstenção e 01 ausência e o de N° 27 aprovado com 09 votos favoráveis e 04 contra. Os dois projetos têm o mesmo objetivo: autorizar o Poder Executivo a contratar operação de crédito com a Caixa Econômica para a implantação do ‘Avançar Cidades’. O que varia entre os dois é o valor dos financiamentos a serem contratados.

“Foi uma votação democrática, onde todo o regimento da Câmara Municipal de Vereadores foi obedecido, a lei orgânica do município foi obedecida”, comenta o vereador Espedito Martins.

Para o vereador Nilson Miranda, a implantação do programa vai beneficiar a população dos bairros mais periféricos de Oeiras. “O programa favorece a geração de emprego e renda no nosso município e obras de mobilidade urbana, atendendo os bairros mais esquecidos. O prefeito teve a preocupação de contemplar os bairros periféricos da nossa cidade com obra de mobilidade e, assim, dando um avanço a toda a cidade. Não é uma obra do prefeito, é uma obra que vai beneficiar diretamente nosso povo”, destaca o parlamentar.

O vereador Hélio Adão, da bancada de oposição, diz que votou favorável ao projeto. “Votei com a minha consciência, ouvindo os eleitores que me apoiaram. Então, estou de consciência tranquila. Em momento algum escondi o meu posicionamento, que também é o do povo. Andei nas ruas e ouvi muitas lideranças”, comenta o vereador.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES