Agentes Comunitários de Saúde e Agentes Comunitários de Endemias recebem capacitação sobre Aedes aegypti

A ideia é repassar o conhecimento da biologia do mosquito Aedes aegypti, comparar com os outros insetos .

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Piauí, IFPI - Pedro II, realiza, com apoio do IFMA Itapecuru-Mirim, capacitação de combate à dengue, zica e chikungunya com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes Comunitários de Endemias (ACE) do município. A ação beneficiou diretamente a Secretaria Municipal de Saúde – SMS Pedro II, que encaminhou seus profissionais para realizar essa atualização com a ministrante, a professora e pesquisadora Liliane Barbosa Amorim, bióloga, com o projeto de Monitoramento de populações de Aedes aegypti. 

De acordo com a bióloga Liliane Amorim, que desenvolve um projeto de monitoramento de populações de Aedes aegypti, a ideia é repassar o conhecimento da biologia do mosquito Aedes aegypti, comparar com os outros insetos que também são vetores, como, por exemplo, o Culex quinquefasciatus, a muriçoca, o anófeles - que transmite malária -, e também identificar quais são os métodos de controle. Segundo a profissional, a participação dos alunos dos cursos relacionados à Natureza, Saúde e Meio Ambiente do IFPI é importante para entender o papel da educação e do trabalho como multiplicadores.

“Estamos abordando o manejo integrado, que é utilizar vários métodos de controle, e promover a conscientização da população, pois, sem a participação da população, não conseguiremos diminuir a população desses insetos vetores. A ideia é juntar a educação em saúde e fazer com que a população também se sinta uma servidora do município no controle do mosquito”, explica.

O coordenador de Vigilância em Saúde do Município de Pedro II, Agnelo Barros, reforça a importância dessa cooperação entre o IFPI e o poder público através de seus agentes. “É um momento muito importante, pois está sendo repassado conhecimento consistente que ainda não tivemos acesso, o que é muito proveitoso e importante para nós de Pedro II”, pontua o coordenador.

Já no entendimento do supervisor do Controle de Endemias de Pedro II, Rubens Galvão, o resultado prático aos agentes é de fundamental importância, porque tanto o Agente de Saúde como o Agente de Endemias vão trabalhar para sensibilizar e orientar a população com conhecimento na parte científica. É uma iniciativa que irá melhorar a qualidade dos nossos serviços.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES