Secretaria realiza 2ª reunião do Conselho Municipal de Meio Ambiente em 2019

Donos de postos de lavagem de veículos participaram da reunião

Conselho Municipal do Meio Ambiente | João Paulo Mourão
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nessa quinta-feira (18), às 19h, houve a segunda reunião em 2019 do Conselho Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Pedro II, realizada na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – SEMAPE. Nessa reunião, em que participaram o secretário de Meio Ambiente, João Batista Martins Júnior, os conselheiros municipais de meio ambiente e instituições, além da sociedade, uma das pautas principais fora com relação aos cuidados da infraestrutura dos postos de lavagem de veículos, para garantir que não haja poluição ao meio ambiente local. Apesar de não ter obtido quórum regulamentar mínimo (50% + 1 dos conselheiros e entidades), a reunião fora bastante positiva na opinião de todos os presentes, visto que foram dialogadas as principais informações pertinentes à legislação local no tocante às normas ambientais que devem ser orientadas e obedecidas pelos estabelecimentos que gerem efluentes, de forma que não haja poluição ao meio ambiente.

De acordo com a representante do conselho e membro da entidade SOS Rio Corrente, Professora Daniele Nascimento, “Como cabe ao SOS Rio Corrente, os membros estão sempre ligados no que está ocorrendo ao rio, e a gente sempre fica preocupado com, por exemplo, os lava-jatos, os postos de lavagem de carros e motos e as oficinas da cidade, porque elas colocam em circulação resíduos de gasolina, de óleo, e todo esse material podem causar danos ao meio ambiente e possivelmente às pessoas que consumirem água contaminada com esses resíduos. Sabendo que nosso município tem leis que combatem a devastação ao meio ambiente, a gente propõe sempre ao conselho reuniões desse fato para que a gente possa notificar essas pessoas, chama-las para conversar, para que elas se adéquem à lei, construam instrumentos para que elas possam cuidar do meio ambiente e seguir as resoluções criadas. Além disso a gente trouxe hoje uma resolução nova para que ela possa completar a lei orgânica que já existe.”

Daniele Nascimento explica em linhas gerais em que consiste a resolução que passa pelo Conselho de Meio Ambiente sobre a questão dos postos de lavagem: “A gente exige que se construam, por exemplo, caixas de separação de óleo e água e que o tratamento desses resíduos seja mais completo e causem menos danos [ambientais]. Os empresários que têm esses postos na cidade eles vieram hoje e os que vieram eles já estão mais adequados, têm essas caixas, não numa quantidade suficiente mas se comprometeram que vão cumprir a norma, vão limpá-las, vão esvaziá-las e manter sempre os cuidados com os resíduos que eles produzem nas suas empresas. A gente não fechou quórum hoje porque faltaram alguns conselheiros, porém, na próxima reunião esperamos que aconteça e resolução vai ser votada e com certeza passada pelo conselho, vai fazer parte da nossa lei.”

Fica o convite aos representantes e donos de postos de lavagem de veículos, oficinas e similares, para que possam participar das próximas reuniões e serem esclarecidos sobre a lei orgânica do município e legislação ambiental a respeito desse importante assunto que é a preservação ambiental. Ainda segundo a conselheira Daniele: “As pessoas que vieram hoje, as pessoas que têm os seus postos na cidade, elas já estão na frente, porque elas já saem sabendo que o conselho vai notificá-las caso não estejam ainda de acordo com a lei do município e eles já estão se adaptando, até na frente dos outros que não compareceram hoje. A gente espera que essa resolução passe e ela vai passar pelo conselho e a gente pretende diminuir essa contaminação na cidade.”

Fonte: SEMCOM / Fotos: João Paulo Mourão 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES