Coordenador do INMET diz que já choveu 25% do esperado para o ano

Coordenador do INMET diz que já choveu 25% do esperado para o ano

d | d
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As fortes chuvas que se iniciaram na última terça-feira (04) estão deixando os municípios do Piauí em alerta. Em entrevista o coordenador do Instituto Nacional de Meteorologia - INMET de Picos, Eugênio Lopes afirmou que em cinco dias já choveu 25% do esperado para todo o inverno na região. 

“Do dia 02 ao dia 06 de dezembro choveu 203 mm que corresponde a 25% do nosso inverno, a média anual no nosso semi-árido é de 600 mm, já temos 200 em cinco dias.” Contou o meteorologista. 

Segundo o coordenador do INMET, essas chuvas são consequências de uma frente fria que estacionou no Nordeste e ainda não se trata do inverno. 

“Uma frente fria que se estacionou, não só em nível de Picos mas, em boa parte do nordeste está proporcionando essa forte chuva que deu uma virada no clima, mas ainda não se trata do inverno, ainda vamos ter um bom tempo de temperaturas elevadas mas já trás aquela mudança na umidade e na temperatura do clima.” Disse Eugênio Lopes.

Ainda na entrevista, o especialista contou que as chuvas devem continuar por pelo menos mais uns cinco dias. 

“Estive a pouco tempo no Centro de Previsões de Recife que é responsável pelo o INMET de todo o nordeste, no que me informa é que ainda temos cinco dias de continuidade desta mudança, no entanto chuva da intensidade que ocorreu de 147 mm não é o esperado, mas deve sim continuar chovendo de intensidade fraca e moderada", afirmou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES