Festejos do Padroeiro: Tradição, Cultura, Esporte e Cidadania

Festejos do Padroeiro: Tradição, Cultura, Esporte e Cidadania

Tenda instalada na Praça José Dário dos Santos | Administração
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

         Redenção do Gurguéia celebra este ano o 85º festejo do Senhor Bom Jesus da Lapa, de acordo com os históricos que remota a 1933 quando o então Padre Pedro Sanchez celebrou a primeira missa, dando nesta época o nome de Redenção, substituindo “Povoado Raposa”. Redenção mais tarde na sua emancipação recebeu o adjunto adnominal “do Gurguéia” em função do Rio que corre por suas terras.

         Diante dos inúmeros delitos ocorridos nos últimos meses, havia um temor de que este fosse um festejo atípico, visto que muitas pessoas não sairiam de casa, muitos outros não viesses passar férias etc. impactando nos aspectos tradicional, cultural, social e principalmente econômico.

         Entretanto, com o aumento do efetivo policial (para 5 homens), as operações desenvolvidas pela Secretaria Estadual de Segurança com prisões de pessoas ligadas ao tráfico, aos crimes de furtos e receptação, apreensões de menores infratores e, principalmente o trabalho ostensivo diuturnamente da Polícia Militar sob o comando do Cabo Walter, fez com que a cidade reconquistasse sua principal característica – cidade pacata, povo ordeiro e hospitaleiro.

          Para agregar valores e fomentar a economia local, o Poder Público Municipal promoveu nos dias 11 e 12 a II Feira da Cidadania com prestação de serviços na área da saúde (atendimento médico e outros profissionais), Assistência Social (Cad. Único, cortes de cabelo e outros serviços), Meio Ambiente (distribuição de mudas), Esporte (torneiros e premiações), Educação (gincanas, disputas interescolares e apresentações teatrais) com participação de toda rede, estadual, municipal e particular, além de apresentações de bandas de serestas.

         Na tradicional noite dos vaqueiros, a Prefeitura a exemplo do ano passado irá promover grande evento, trazendo entre outras atrações, o cantor e compositor Galego Aboiador, uma das maiores expressões culturais nordestina nos circuitos de vaquejada, conhecido como o rei das cavalgadas, defensor da cultura popular.

         Passadas 5 noites de novena, a população respira ar de tranquilidade na expectativa de que tudo transcorra na Santa Paz. O Padre Zé Dino, pároco local, em um chamamento na Rádio Local, convocou toda população pra que nos esforçássemos pra fazermos um bom festejo, tirando esse estigma de violência. Com o tema central “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade” e a cada noite um tema voltado para um seguimento da sociedade, a Igreja busca a inserção de todas as pessoas numa corrente solidária e harmoniosa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES