Padre Francisco Barbosa é empossado como pároco em Santo Inácio

Padre Francisco Barbosa é empossado como pároco em Santo Inácio

Posse do pároco da paróquia Santo Inácio de Loyola | Alisson Soares
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Foi realizada na noite deste domingo (18), a missa solene de posse do novo pároco da paróquia de Santo Inácio de Loyola, em Santo Inácio do Piauí. A missa foi presidida pelo bispo diocesano de Oeiras, Dom. Edilson Soares.

Centenas de fiéis participaram da missa solene de posse do novo pároco. Padre Barbosa recebeu a provisão de novo pároco, para o período de seis anos na paróquia Santo Inácio de Loyola.

A paróquia é formada por dois municípios, as cidades de Santo Inácio do Piauí, sede da paróquia e a cidade de Floresta do Piauí. O anúncio da chega do novo padre ocorreu ainda no mês de setembro deste ano. Conforme Dom Edilson Nobre, a decisão foi tomada depois de ouvir o parecer do Colégio dos Consultores, considerando também as prescrições do Cânon 522 do Código de Direito Canônico e da Legislação Complementar da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que estabelece o período que um pároco possa estar à frente das atividades pastorais e administrativas de uma Paróquia.

No início da missa, Pe. Juvenal leu o decreto de nomeação do Pe. Barbosa, onde especifica o período que o padre permanecerá na paróquia, logo após a leitura, Pe. Barbosa assinou o decreto, firmando-se como novo pároco. No decorrer da missa, Dom. Edilson entregou ao padre as chaves da igreja, a chave do sacrário, levou o padre a pia batismal e ao confessionário.

O Pe. Francisco de Assis Barbosa é o terceiro pároco da paróquia e o quarto a residir no município. Em suas palavras como novo pároco, o novo padre agradeceu a acolhida pelos paroquianos. Pe. Barbosa disse aos presentes que podem contar com o padre a qualquer hora e que o povo não tenha medo de o procurarem, “digo ao povo que podem contar comigo, sintam-se a vontade para convidar o padre para visitá-los. Não sou melhor que o outro padre ou me sinto o melhor, mas mim sinto responsável não só pela vida paroquial, mas pelo o que é o dia a dia da cidade.” Disse o padre.

Padre Barbosa pediu aos fiéis que quando quiser falar alguma coisa com ele, que o procurem, que evitem o envio de recado, “quando alguém quiser falar alguma coisa, fale para o padre, evitem mandarem recado, o recado às vezes atrapalha e acaba chegando de outra forma até o padre, então quando quiserem dizer alguma coisa podem procurar o padre”, falou Pe. Barbosa.

Além das autoridades locais, participaram da posse, o Pe. Juvenal da paróquia de Santo Antônio em Colônia do Piauí, caravanas da cidade de Socorro do Piauí, cidade onde Pe. Barbosa estava residindo, caravana da cidade de Floresta do Piauí e caravana da cidade de Simplício Mendes.

Ao final da missa o novo padre recebeu os abraços de bem-vindo, logo em seguida foi servido um lanche para todos os que estavam presente na missa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES