Em Brasília, prefeitos deverão reatar relações e cobrar mais investimentos

Em Brasília, prefeitos deverão reatar relações e cobrar mais investimentos

Municípios pedem socorro | Blog Mega Sertão
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Entre os dias 8 e 11 de julho, Brasília sediará a XVI marcha dos prefeitos que virão a capital negociar com o governo federal e o Congresso Nacional, as gravidades econômicas enfrentadas pelos municípios brasileiros.

A marcha organizada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), espera ser este o maior evento municipalista já registrado no país. Animados com a série de manifestações e possíveis mudanças exigidas pelo povo nas ruas, os prefeitos estão otimistas e acreditam que a presidente Dilma, que participará do encontro, possa dá mais audiência as causas pelas quais passam os entes municipais.

Entre as reivindicações da CNM, estão a de um pacto federativo mais justo, mais 2% de Fundo de Participação de Municípios (FPM), Royalties e medidas para ajudar a vencer a crise nos Municípios.

A Associação Piauiense de Municípios (APPM) que organiza uma caravana de prefeitos do estado para irem a capital cobrarão do Congresso e do Governo Federal, agilidade na discussão de temas como a revisão do subfinanciamento de programas federais nos municípios. Hoje, por exemplo, está impraticável, segundo a associação, manter uma equipe do PSF (Programa Saúde da Família), com médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem e agentes comunitários de saúde, sendo que o recurso repassado pelo Governo Federal é de apenas R$ 10 mil. A mesma dificuldade é enfrentada no Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) quanto à regularidade em manter a merenda escolar, entre outras áreas essenciais para os municípios.

Um dos graves problemas enfrentados principalmente na região Nordeste é a estiagem que só neste ano já maltratou cerca de 1.415 municípios e deixado os gestores municipais sem respostas a população deva ser um dos assuntos tratados durante o evento.

Os problemas da seca afetam quase 22 milhões de brasileiros no semiárido que compreende oito estados nordestinos e parte do norte de Minas Gerais. Nesta ultima quinta-feira (4) a Comissão de Seguridade Social e Família realizou audiência pública a pedido do deputado federal Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE) com representantes do governo federal, como Defesa Civil, Agência Nacional de Águas (ANA) que discutiu a distribuição de águas aos municípios nordestinos em estado de calamidade publica por causa da estiagem.

De acordo com o parlamentar, já morreram cerca de 30 crianças com diarreia na região por conta da má qualidade da água oferecida. ?Infelizmente está sendo entregue água de má qualidade gerando instabilidade no SUS. E automaticamente vai despender mais recursos?, afirmou.

Um dos problemas apontados no evento foi à falta de laboratórios de tratamentos de águas nos municípios nordestinos abastecidos por carros pipas que não conseguem atender todas as residências. Este deve ser também um ponto importante a ser reivindicado pelos prefeitos, já que o pacto federativo devia atender esta necessidade.

As cisternas, reservatórios de águas construídos para amenizar os problemas decorrentes do período árido, muitas delas estão se deteriorando por falta de abastecimento e o forte sol que incide sobre as mesmas. A discussão também lembrou os gastos com estes recipientes pelo governo federal para armazenar água. Como a demanda é grande e a falta de recursos como carros pipas para atender a todos os necessitados, o tucano Gomes de Matos sugeriu que o governo federal invista na perfuração de poços ou outras medidas urgentes para salvar a vida principalmente do homem do campo. Outro assunto para ser lembrado pelos prefeitos na marcha em Brasília.

XVI Marcha dos prefeitos em defesa dos municípios

Local: Royal Tulip Brasília Alvorada (SHTM ? Trecho 1, Conjunto B, Bloco C) - Brasília/DF

Mais informações: http://www.marcha.cnm.org.br/inscricao.php



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES