São Pedro do Piauí realiza 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF

São Pedro do Piauí realiza 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A prefeitura de São Pedro do Piauí realizou na manhã de ontem (12/07) o Primeiro Fórum Comunitário do Selo UNICEF. O evento reuniu representantes de diversas pastas da administração municipal, uma vez que trata-se de uma ação intersetorial entre as políticas municipais de Assistência Social, Saúde e Educação, com objetivo de discutir ações propositiva para fortalecer a política municipal da infância e adolescência, promovendo a prevenção e sanidade de situações de vulnerabilidade que a comunidade enfrenta, como questões de saúde, alimentação, violência, dentre outras.

A secretária de Assistência Social, Thaysa Léda, destacou a importância de o município estar participando – pela primeira vez – da concorrência ao selo. “Ao nos inscrevermos no selo UNICEF, nós recebemos dados que mostram como está a real situação de nossa população. A partir destes dados é que podemos desenvolver estratégias para sanar essas dificuldades de acordo com as reais necessidades da população. Vamos juntos nos empenhar, não apenas para receber este selo, mas para melhorar a qualidade de vida de nossa gente!” Se comprometeu a gestora.

Quem também falou da importância do trabalho coletivo entre as secretarias, foi a gestora da pasta da saúde, Ana Lourdes Aquino, que ressaltou que essa cooperação é indispensável e decisiva para o alcance de bons resultados. “Sem dúvida com o trabalho conjunto de todos os profissionais envolvidos na Saúde, Educação e Assistência Social, vamos conseguir êxito, pois estes profissionais estão mais perto da comunidade e conhecem suas reais necessidades, se todos se empenharem, sem dúvida vamos mudar esses dados que temos hoje, melhorando a vida das pessoas e conseguindo essa certificação tão importante!”

Foram apresentados pela condutora das discussões do Fórum, a assistente social Dginane Ferreira, os 12 indicadores sociais da saúde, educação e assistência, dentre os quais São Pedro do Piauí encontra-se em vermelho - que representa estado de alerta - em 4 dos 12 indicadores, valendo ressaltar que dos 4, 1 deles já avançou consideravelmente nesta gestão, saindo do quadro vermelho e passando para o verde.

A assistente social Maria José, articuladora do Selo Unicef no município, fala com entusiasmo sobre a expectativa para a execução das ações que visam fortalecer as políticas sociais. Nós temos esses dois anos para fortalecer essas políticas, que visam melhorar a qualidade de vida de nossas crianças e adolescentes, e a partir desse Fórum que tivemos ontem, que foi bastante proveitoso, eu tenho certeza que vamos conseguir. Tivemos as discussões e debates, e agora vamos colocar em prática o que foi planejado, para ganharmos essa certificação ao final da gestão.” Finalizou a articuladora.

Os maiores beneficiados são, sem dúvida, as crianças e os adolescentes, que passam a contar com políticas públicas de qualidade voltadas para a garantia de seus direitos. Também ganham as famílias e a comunidade, porque, para ganhar o Selo UNICEF, a gestão municipal deverá promover intensa mobilização, participação e engajamento social.

Os municípios certificados pelo Selo UNICEF passam a fazer parte de um grupo de municípios reconhecidos internacionalmente pelo UNICEF por seus avanços em favor da infância e adolescência. Eles podem utilizar a logomarca do Selo UNICEF até o anúncio dos ganhadores da edição seguinte. O Selo UNICEF é uma certificação internacional concedida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) aos municípios da Amazônia Legal e do Semiárido em reconhecimento aos avanços reais e positivos na vida de crianças e adolescentes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES