Católicos celebram a missa solene do santo padroeiro de Vera Mendes.

Católicos celebram a missa solene do santo padroeiro de Vera Mendes.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma tradição religiosa que se mantém viva há dezenas de anos. Anualmente, no mês de janeiro, a comunidade católica de Vera Mendes se mobiliza em torno da fé e devoção a São Sebastião, santo padroeiro do município. Este ano, a maior festa religiosa do município teve como tema “A palavra de Deus ilumina e anima toda a vida cristã”, e o lema “Felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e põem em prática”. As celebrações tiveram início dia 11 de janeiro. Após nove noites de novena em preparação para a festa do padroeiro, nesta terça-feira, 20, dia de São Sebastião, foi celebrada a missa solene presidida pelo padre Ferdiran Fontes Mendes, capelão da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, em Picos. Um grande número de fiéis católicos lotou o templo religioso.

                                       Maria Irene Nunes da Luz, devota há 30 anos

Antes de iniciar a celebração, a senhora Maria Irene Nunes da Luz, de 71 anos, zeladora do Apostolado da Oração, deu seu testemunho de fé e devoção ao santo. A aposentada participa do festejo de Vera Mendes há 30 anos, quando a cidade ainda era povoado do município de Itainópolis. Segundo ela, a devoção teve início depois de ter um pedido atendido pelo santo. “No primeiro ano, em 1985, eu vim com meu filho de pé de Itainópolis até a igreja trazendo nos braços uma imagem de São Sebastião, e nunca mais deixei de participar. Sou devota de São Sebastião e tenho ele sempre em minhas orações”, contou. Com fé, afirmou que enquanto vida e saúde tiver, continuará a participar do evento religioso.

Durante a celebração, o prefeito do município, Milton Oliveira, e a primeira dama Gardênia Silva, apresentaram no altar o pão e o vinho. Moradores apresentaram produtos cultivados no município. Nas preces, foi lembrada a figura de José Mendes, um ex-morador do município já falecido, que por muitos anos coordenou a realização dos festejos de Vera Mendes. Ao final, o padre Ferdiran realizou a bênção de crianças e jovens, em renovação da fé dos que serão o futuro do município. “Jesus nos chama através de São Sebastião, para que nos coloquemos cada vez mais a serviço da nossa fé, escutando a palavra e nos aproximando mais do nosso Deus”, disse.










































Imagens: Gildevan Borges

Matéria: portal cidadesnanet



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES