Prefeitura de Vera Mendes promove ‘Dia Rosa’ com foco na saúde e direitos da mulher

Prefeitura de Vera Mendes promove ‘Dia Rosa’ com foco na saúde e direitos da mulher

Ações realizadas no Outubro Rosa em Vera Mendes | Gildevan Borges
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com tema “Direitos jurídicos da mulher, saúde da mulher e sua autoestima”, a Prefeitura do município de Vera Mendes, através da Secretaria de Saúde, promoveu nesta sexta-feira, 24, um dia de atividades em alusão ao “Outubro Rosa”.
Uma cerimônia realizada no espaço de evento da Escola Maria Vitória, com a presença do prefeito Milton Oliveira, abriu a programação. “O ‘Outubro Rosa’ é uma ação com foco na saúde da mulher, que visa prevenir o câncer de mama e o câncer de colo uterino em todo o mundo, e o governo municipal, ciente da importância, promove pelo segundo ano consecutivo essa mobilização”, disse o gestor.
O evento teve a participação especial dos corais da Igreja Assembleia de Deus e da Igreja católica, além de uma apresentação cultural de jovens. No dia em que a cor rosa predominou, as mulheres desfilaram e mostraram desenvoltura e beleza. E as que utilizaram o maior número de peças e acessórios com a referida cor, foram presenteadas.
Consultoras de uma das mais famosas e renomadas marcas de cosméticos, O Boticário, cuidaram da beleza feminina com uma linha de produtos especiais. A beleza da mulher é fundamental na autoestima.
Um dos destaques do ‘Dia Rosa’ foram as palestras informativas. A médica. Dra. Sara Jane, explanou sobre a importância da prevenção dos tipos de câncer e orientou sobre a prevenção com a realização dos exames papanicolau, mamografia e o auto exame da mama. “O diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento e cura. Quanto antes houver a descoberta do tumor, maiores serão as chances de sucesso do tratamento”, informou.
“Celebrando a vida cor de rosa” foi o tema da segunda palestra, ministrada pela agente da Polícia Civil Amanda Bezerra, que trabalha na Delegacia Regional da Mulher, em Picos. “Nós mulheres temos que nos valorizar e nos amar. É a constituição nos garante esse direito”, disse, chamando atenção para a violência doméstica e familiar contra mulher. Amanda explanou sobre a Lei Maria da Penha e citou vários casos de violência contra a mulher, destacando a importância da mulher denunciar, caso sofra alguma agressão física.
Após as palestras aconteceu a ‘Caminhada Rosa’, uma mobilização que percorreu algumas das principais ruas do Centro da cidade, cujo objetivo foi chamar a atenção da população sobre a importância do tema. No Brasil, 12 mil mulheres morrem por ano em decorrência do câncer de mama e 509 novos casos são diagnosticados no Piauí.

A segunda parte das atividades do ‘Dia Rosa’ aconteceu na Unidade Básica de Saúde, com a realização de exames preventivos “papanicolau” nas mulheres, pelo enfermeiro José Ronildo, da atenção básica à saúde do município, e por acadêmicos do curso de enfermagem da Universidade Federal do Piauí. A programação encerrou à tarde, com a realização de uma partida de futebol entre as equipes femininas do município de Vera Mendes. A primeira dama e secretária de Saúde, Gardênia Oliveira, fez uma avaliação positiva do evento. Dentre outros pontos, a gestora destacou a participação. “Esse é o segundo ano consecutivo em que realizamos o ‘Dia Rosa’. E esse ano registramos uma participação ainda maior. Isso mostra que a população tem se conscientizado e aderido a essa mobilização, à nossa proposta de cuidar da saúde da mulher”, disse. A secretária destacou que, além das informações sobre os cuidados com a saúde, o evento deste ano focou também nos direitos da mulher.

O evento contou com a participação do prefeito municipal, Milton da Silva Oliveira; da secretária de Saúde, Gardênia da Silva Oliveira; da secretária de Educação, Elisângela Silva; do controlador do município, Jardes Sousa Sampaio; dos vereadores Francisco Rodrigues e Andreia Sampaio; da médica Milagros Blanco; da agente da Polícia Civil, Amanda Bezerra; dos acadêmicos de enfermagem da UFPI, Danielle de Sousa Ribeiro, Felipe Araújo Alves de Lima e Girlany Rafaela Ribeiro Gonzaga, dentre outros.

Veja mais fotos:

 

 















































































Imagens: Gildevan Borges

Com informações do Cidadesnanet

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES