SEÇÕES

João Doria faz duas nomeações ilegais no 1º dia de seu governo

Nomeações deverão ser anuladas nesta quinta-feira (3)

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), fez duas nomeações ilegais no seu primeiro dia de governo. As nomeações de Fernando Capez para o Procon e de Jorge Damião para o Memorial da América Latina não seguiram os trâmites convencionais e deverão ser anuladas nesta quinta-feira (3).

Tanto o Memorial quanto a Fundação Procon possuem leis que determinam que cabe aos conselhos dos ógãos encaminharem ao Executivo uma lista tríplice com os nomes dos pretendentes aos cargos. O governador deve definir o nome com base nas listas tríplices, mas o rito não foi cumprido.

A assessoria de imprensa do Palácio dos Bandeirantes informou, por meio de nota, que "os atos serão tornados sem efeitos uma vez que a Assessoria Técnica não cumpriu o rito que determina os estatutos das fundações".

Segundo a lei 6.472/89, do Memorial da América Lartina, no seu artigo 10, "o Diretor-Presidente será escolhido pelo Governador do Estado, com mandato de quatro anos entre profissionais de nível superior que exerçam atividades afins com a Fundação, em lista tríplice a ser elaborada pelo Conselho Curador da Fundação".

No caso do Memorial, a próxima reunião do conselho, que deverá definir a lista tríplice, está prevista para fevereiro.

“Nossa reunião em sessão ordinária é mensal, embora possamos convocá-la em caráter extraordinário em casos especiais. Na última reunião nossa, em fins de dezembro, já marcamos uma para 6 de fevereiro. Na minha avaliação, se fizermos uma reunião antes não haverá quórum”, disse Almino Afonso, presidente do conselho do Memorial da América Latina.

A lei que determina a nomeação do Procon é a 9192/95. O artigo 13 da lei afirma no parágrafo primeiro que "o Diretor-Executivo será escolhido pelo Governador do Estado para um mandato de 2 (dois) anos, entre os membros de uma lista tríplice que deverá ser encaminhada pelo Conselho Curador, composta por pessoas de notório conhecimento na área de defesa do consumidor e de reputação ilibada".

A assessoria do secretário de Justiça Paulo Dimas, presidente do conselho do Procon, informou que a lista tríplice deverá ser discutida em reunião da próxima semana.

Fontes consultadas nos dois conselhos disseram que o ato do governador foi ilegal.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos