Bolsonaro escolhe chefe de Comunicação do Exército como porta-voz

O general foi um dos principais responsáveis pela política de comunicação do Exército

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O general da ativa Otávio Santana do Rêgo Barros, 58, foi escolhido para ser o porta-voz do presidente Jair Bolsonaro. Diferentemente dos outros ministros militares, Rêgo Barros, continua nos quadros do Exército para exercer a função, segundo disse ao UOL. O general é o atual chefe do Centro de Comunicação Social do Exército e foi um dos principais responsáveis pela política de comunicação do Exército durante o comando do general Eduardo Villas Bôas, que passou o cargo para o general Edson Leal Pujol na sexta-feira (11).

 Rêgo Barros disse à reportagem que continuará no quadro ativo do Exército, ou seja, não vai para a reserva. Ele trabalhará agregado à Presidência. "Serei o porta-voz do presidente. Na prática, falarei sobre os assuntos do governo", disse por telefone. 

A nomeação de um porta-voz oficial vinha sendo discutida pela equipe de Bolsonaro para evitar desencontro de informações e recuo em anúncios feitos pelo governo

O general disse ao UOL que sua indicação como porta-voz é uma tentativa de buscar unicidade na comunicação do governo. Ele deve receber as informações nas palavras de Bolsonaro e transmiti-las aos órgãos de comunicação e redes sociais. Rêgo Barros afirmou ainda que o país tem um futuro promissor e essa é a hora da sociedade se unir para viabilizá-lo. "Esse é um momento muito especial, é um momento de juntar forças para esse futuro chegar", disse.

Com perfil comunicativo Rêgo Barros já serviu no Haiti e tem facilidade para tratar com a imprensa. Ele foi um dos principais responsáveis pela ampliação do uso das redes sociais para divulgar informações do Exército e pontos de vista do comandante.

CARREIRA

Rêgo Barros se formou na Academia Militar das Agulhas Negras em 1981. Ele é da arma de cavalaria, a mesma dos generais ministros Augusto Heleno Ribeiro Pereira (Gabinete de Segurança Institucional) e Carlos Alberto dos Santos Cruz (Secretaria de Governo) e do comandante do Exército, Edson Leal Pujol

Antes de chefiar o Centro de Comunicação Social do Exército, o novo porta-voz de Bolsonaro já comandou o 11º Regimento de Cavalaria Mecanizado, foi oficial do gabinete do comandante, trabalhou na inteligência do Exército e foi comandante de batalhão do 12º contingente do Exército na missão de paz da ONU no Haiti

Ele também foi comandante na força de pacificação dos Complexos do Alemão e da Maré, no Rio, comandou a 4º Brigada de infantaria do Exército e foi o responsável pela segurança da Conferência Rio+20 (2012).

ESTRATÉGIA NO EXÉRCITO

A área de relações públicas do Exército começou a funcionar em 1951 no então Gabinete do Ministro da Guerra e passou a ser chamada Centro de Comunicação do Exército (CCOMSEx) em 1981.

Após o regime militar, a política de comunicação do Exército era não comentar assuntos considerados polêmicos, que pudessem remeter ao período da ditadura ou causassem divisões na sociedade. A política ficou conhecida como "Estratégia do Grande Mudo".

Segundo um artigo assinado por Rêgo Barros na Agência Verde Oliva, a agência de notícias do Exército, "no século 21 o Exército Brasileiro retomou seu lugar de destaque devido ao chamamento da população, mostrando-se imprescindível para a sociedade brasileira".

Esse processo de abertura se intensificou especialmente a partir da participação do Exército na missão de paz do Haiti (2004-2017) e das operações de Garantia da Lei e da Ordem.

Rêgo Barros teve grande participação nesse processo. Ele chegou ao CCOMSEx em 2014 e foi o responsável por ampliar a utilização do Twitter e do Instagram. Sob sua gestão, o canal do Exército no YouTube chegou a 100 mil seguidores

O uso das redes sociais - também marca da comunicação de Bolsonaro - começou no Exército em 2010 e culminou em 2018, quando Villas Bôas passou a tratar mais intensamente de assuntos externos à caserna pelo Twitter. O Exército passou a ser um dos órgãos da administração pública com o maior número de seguidores nas mídias sociais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES