Folha concentrou mais de 50% dos gastos em 61 Prefeituras

A situação foi mais grave em nove cidades, que ultrapassaram 60%

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Estudo divulgado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) indica que 4% dos municípios piauienses fecharam o último mês de dezembro com o limite de gastos de pessoal acima de 60% da Receita Corrente Líquida (RCL), portanto ultrapassando o teto indicado pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). O levantamento aponta nesse sentido, que ao menos 9 Prefeituras do Estado tiveram que promover adequações nos três primeiros meses deste ano para retornar a um patamar aceitável.

No entanto, a preocupação não é direcionada apenas a estes entes, outras 52 Prefeituras do Piauí estão em faixa de alerta, registrando entre 50% e 60% de gastos com pessoal; o que representa 23,2% dos municípios piauienses. 

Ao todo, 61 municípios do Piauí gastaram mais da metade da sua receita apenas para pagar o funcionalismo. 

Jornal do Commercio

Neste sentido, a CNM destacou que a pesquisa em âmbito nacional sintetiza a existência de uma crise financeira generalizada no ente federado menos favorecido no atual modelo de pacto federativo. O aumento das responsabilidades dos Municípios, agregada à alta dependência financeira das transferências de outros entes colocaram as prefeituras em dificuldade financeira no último ano. 

Cabe indicar que uma série de medidas vêm sendo adotadas pelos gestores para adequar as finanças, como por exemplo, redução do quadro de pessoal e corte nos gastos de custeio. O corte de comissionados também foi frequente. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES