Michel Temer passa bem após nova cirurgia urológica em São Paulo

O presidente viajou no início da tarde para a capital paulistana

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente Michel Temer (PMDB) passa bem após novo procedimento cirúrgico urológico nesta quarta-feira (13) em São Paulo, informou, em nota, a Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República

O presidente viajou no início da tarde para a capital paulistana e se internou no Hospital Sírio-Libanês. Ele vinha sentindo desconforto para urinar ao longo da semana e chegou a realizar exames tanto na segunda (11) quanto na terça (12) no posto médico do Palácio do Planalto, em Brasília, de onde despacha.

Nesta quarta, ele foi diagnosticado com estreitamento uretral e passou por uma cirurgia urológica de pequeno porte com sucesso, informou a Presidência. O tempo de recuperação é de até 48 horas.  No entanto, a previsão de retorno de Temer a Brasília está mantida para esta quinta (14), quando dará posse ao deputado federal Carlos Marun (PMDB-MS) como novo ministro da Secretaria de Governo. Este substituirá Antonio Imbassahy (PSDB-BA) no cargo.

Em 25 de outubro, mesmo dia em que o plenário da Câmara votava a segunda denúncia contra ele apresentada pela PGR (Procuradoria-Geral da República), o presidente foi internado em um hospital militar em Brasília após dificuldades para urinar. Na época, ele passou por sondagem vesical de alívio por vídeo. O procedimento busca esvaziar a bexiga e consiste em inserir um fio com uma microcâmera na uretra por meio do pênis.  Dois dias depois, viajou para São Paulo e passou por cirurgia de raspagem de próstata.

Angioplastia

No final de novembro, Temer passou por uma angioplastia de três artérias coronárias. O médico Roberto Kalil Filho, que atende Temer, informou que a cirurgia havia sido feita após uma avaliação em que foi constatada uma pequena evolução da obstrução de uma das artérias.

Temer realizou o procedimento cirúrgico em três artérias coronárias, na principal região do coração, com o implante de "stent" em duas delas. O "stent" é uma prótese de malha metálica que é colocada no interior da artéria para mantê-la dilatada e, assim, evitar nova obstrução. Na terceira artéria, foi feita apenas a angioplastia para o alargamento do vaso com o uso de uma espécie de balão, mas sem a implantação do "stent"

Kalil Filho informou também que o procedimento não foi uma emergência, apesar de que as artérias apresentavam obstrução relevante, de aproximadamente 90%. Caso houvesse mais de uma das artérias principais entupidas, o presidente precisaria passar por uma cirurgia cardíaca.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES