MPF investiga irregularidade na concessão de passagens a deficientes

A investigação considera o decreto que garante passe livre às pessoas portadoras de deficiência

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O procurador da República Kelston Pinheiro Lages abriu inquérito civil público para apurar possíveis irregularidades quanto a disponibilidade de ônibus e passagens para pessoas com deficiência no Piauí. A investigação considera o decreto que garante passe livre às pessoas portadoras de deficiência no sistema de transporte coletivo interestadual de linhas para deslocamento entre os Estados da federação.

No final do ano passado, o Ministério Público Federal já havia tomado uma ação similar, ao emitir recomendação a dois consórcios piauienses para que cumpram a reserva definida por lei para gratuidade de idosos e pessoas com deficiência no transporte interestadual de passageiros.

O Ministério Público Federal reiterou que se observe atentamente as disposições legais atinentes à obrigatoriedade de reservar pelo menos dois assentos gratuitos para pessoas com deficiência, em cada veículo do serviço convencional de transporte interestadual; como também a reserva de dois lugares para idosos, com renda igual ou inferior a dois salários-mínimos.

O ato do procurador da República ainda sinaliza para a necessidade de se respeitar a lei sobre a redução no valor das passagens atinentes aos demais assentos do veículo do serviço convencional de transporte interestadual de passageiros, em pelo menos 50%, para idosos, com renda igual ou inferior a dois salários-mínimos; e que não se exija como requisito econômico que o idoso exclusivamente comprove ser aposentado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES