Projeto que revisa bancada do Piauí aguarda relator na CCJ

A proposta polêmica do senador Flexa Ribeiro (PSDB) leva em conta a atualização da população brasileira

| Nilton Fukuda
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Apesar de não ter conquistado a reeleição no último pleito, o projeto de lei do então senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) que revisa as bancadas na Câmara Federal, não foi arquivado. Caso aprovada, a lei reduziria o número de cadeiras do Piauí em 20%. Com o início efetivo dos trabalhos legislativos, a matéria foi direcionada à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e está aguardando a designação do relator. 

O projeto está sendo discutido desde o ano de 2016, contando com uma série de requerimentos que postergaram a definição, dentre os quais dos senadores piauienses Ciro Nogueira (PP) e Elmano Férrer (PMDB), além do alagoano Benedito de Lira (PP). O movimento protelou a votação da matéria no Plenário da Casa Legislativa. Há o entendimento de que o projeto impacta negativamente o Piauí no que tange a representatividade na Câmara, de modo que o Estado só terá o direito de eleger oito parlamentares no próximo pleito, atualmente são dez.

A proposta polêmica do senador Flexa Ribeiro (PSDB) leva em conta a atualização da população brasileira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Obviamente, a matéria é rechaçada pela maioria dos parlamentares dos Estados 'prejudicados', como é o caso do Piauí.

PC do B

Além do Piauí, os Estados que mais perderiam representantes seriam Rio de Janeiro (cairia de 46 para 43), o Rio Grande do Sul (de 31 para 29) e a Paraíba (de 12 para 10). Com o projeto, o Pará é o estado que mais aumentaria sua representação, passando de 17 para 21 parlamentares. Outros estados que vão ter maior número de representantes serão Minas Gerais (de 53 para 55) e Amazonas (de 8 para 10). A proposta se confunde com uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já derrubada na máxima instância da Justiça, que reduzia tanto a representação na Câmara dos Deputados quanto o número de entes eleitos na Assembleia Legislativa do Piauí.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES