Pé Direito Alto = Vigas à Mostra = Mais Conforto

15 de Janeiro 2010 as 00:13
Vigas à Mostra
Foto: Casa&Jardim

É insuportável ficar em ambiente fechado nesses dias de muito calor. Para deixar a casa arejada, além de grandes janelas, é importante um bom pé-direito (distância entre o piso e o teto). Quando é baixo, a sensação é de abafamento. O alto permite melhor circulação de ar.

Não é toa que, nas antigas casas de fazenda, o teto era super alto. O forro saia e camisa, típico das construções coloniais, garantia o pé-direito maior por ficar acima das vigas de madeira.

Atualmente, as construtoras fazem apartamentos achatados para que rendam mais pavimentos e unidades em cada prédio. Daí a necessidade de ventiladores e ar condicionado… A situação fica pior quando se coloca gesso no teto para esconder as vigas e as instalações elétricas.

Nada mais moderno do que deixar tudo aparente e ganhar centímetros a mais no pé-direito, como neste apartamento da arquiteta Valéria Blay. Demolir as paredes para amplia a sala e integra os ambientes. Você vai descobrir várias vigas de concreto e não tenha dúvidas em deixá-las expostas. Veja nas fotos abaixo como é charmosa esta casa, que vi na revista inglesa Living Etc, com as vigas à mostra na cozinha e na sala.