A Fazenda12:“Não apalpe o meu pênis”, reclama cantor Mariano com Jojo

Situação gerou polêmica e Mateus Carrieri reforça: “homem nenhum gosta”

Cantor Mariando não gostou do gesto. | Foto: Play Plus
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Recentemente, no reality "A Fazenda", o cantor Mariano reclamou quando Jojo Todynho apalpou o pênis dele, em uma espécie de "brincadeira" fraterna. Visivelmente incomodado, o cantor levanta dizendo que já tinha avisado que não gostava dessa brincadeira. Mateus Carrieri reforça: "homem nenhum gosta". Com informações do Uol.

Esse podia ser o momento da revanche feminina: sintam, caros colegas, na própria pele, o que é sair pela rua com medo de ser apalpada, quando não assediada ou estuprada por aqueles que pensam ter domínio sobre os corpos, notadamente o de mulheres e crianças. Mas não é por aí que vamos construir uma sexualidade mais saudável para todos. O exemplo do vídeo que viralizou serve para refletirmos como o machismo, além de fazer as mulheres e as crianças reféns do poder da hegemonia masculina, afeta os próprios homens.

Cantor Mariando não gostou do gesto. Foto: Play Plus

A violência sexual que os homens sofrem está nas entrelinhas

 Em um estudo recente, apresentado ao programa de pós-graduação da UNIFOR, realizado com homens autores de violência sexual, me chamou a atenção o relato das experiências sexuais incômodas que esses mesmos homens sofreram na infância e adolescência. Um deles, por exemplo, relata que "quando eu tinha nove anos, uma garota de 14 me pegou e ficou mostrando as coisas, e eu não estava pronto para isso". Outro diz: "com uns 14 anos, meu pai me levou num puteiro".

Os autores do trabalho mostram como as narrativas das situações vividas revelam a violência nas suas entrelinhas, mas também como os homens muitas vezes não a percebem como tal. Isso não significa que não as sentiram, mas que internalizam que a violência, inclusive sexual, é o instrumental para "resolver" frustrações, raivas e desejos e assim como foram vítimas, reproduzem o modelo.

A ilusão do desejo "infálivel" masculino Embora os exemplos citados, bem como a atitude jocosa da Jojo, não sejam legalmente enquadrados como ato de violência sexual, podem sim ser sentidos pela pessoa como tal, como uma violência moral, injúria contra a honra ou um crime contra a liberdade individual. Deixo essa discussão para os juristas.

É preciso coragem para admitir que o maior símbolo da virilidade, o pênis ereto, tem algumas considerações a fazer: afinal, não é com qualquer mulher ou qualquer homem; afinal não é em qualquer situação; afinal eu não estava pensando nisso; afinal estou cansado; afinal eu prefiro colo, conexão e intimidade. 

A perigosa objetificação do ser masculino.

Não é possível afirmar com exatidão sobre números de violência sexual contra meninos ou se é menos notificada do que a que ocorre com as meninas. Estamos fazendo um trabalho forte e ainda muito necessário, contra a violência voltada a mulher. Sim, porque de fato somos mais vulneráveis. No entanto, quero sensibilizar os leitores para os inúmeros relatos de meninos, púberes e adolescentes que sofreram algum tipo de violência sexual no seu desenvolvimento e que não conseguiram ter a mesma atitude que Mariano e Mateus. Ou porque lhes faltou maturidade e segurança ou porque aprenderam a ler nas entrelinhas a pressão social para silenciar ou resolverem sozinhos, questões sexuais.

O assunto não é palatável, eu sei, mas é necessário discutir porque os homens têm tanta dificuldade de fazer como o cantor fez. Muitas vezes, entre os próprios amigos, diante dos assuntos incômodos, riem, fazem piada, sacaneiam o amigo. Em se tratando de sexo, obrigam-se a calar quando sofrem disfunções sexuais, ou quando passam por sofrimentos emocionais: "vai passar" ou " vamos ali que eu te apresento umas garotas".

É a objetificação do ser masculino, a castração de seus afetos, a tentativa de separar o corpo da alma. Sério, isso nunca dá certo. Convido Mariano e Mateus, para incorporarem, com orgulho, o grupo do Mimimi - o que prima pela liberdade do corpo e dos afetos, que luta pela igualdade, pelo respeito, pela humanidade e pelo consentimento acima de tudo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES