Coronavírus: Piauí tem 87 casos em 24 horas e total sobe para 600

O Estado possui 1834 casos descartados e 3787 testes rápidos negativos.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O boletim epidemiológico divulgado na noite desta quarta-feira (29) pela Secretaria de Saúde confirmou o aumento de 513 para 600 no número de casos confirmados de coronavírus e 24 óbitos no Piauí.

Segundo a Sesapi, foram confirmados mais 87 casos da doença ( 48 mulheres e 39 homens) , sendo registrados os primeiros casos Francisco Ayres e São Julião. Com isso, 58 municípios passam a ter casos de Covid-19.

O Estado possui 1834 casos descartados e 3787 testes rápidos negativos. São 191 internados (129 leitos clínicos , 60 em UTI e e 2 em leitos de estabilização) e 151 altas.

435 mortes e 7.218 infectados em 24h

O número de pessoas diagnosticadas com o novo coronavírus no Brasil subiu para 85.380 e o total de mortes chega a 5.901. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde na tarde desta quinta-feira. No último balanço do governo, na quarta-feira, o total de infectados chegava a 78.162 e 5.466 mortes confirmadas.

De acordo com o balanço do ministério, foram registrados 7.218 novos casos da doença nas últimas 24 horas, um crescimento de 9% em relação ao dia anterior. Em relação às mortes, houve um avanço de 8%, com 435 óbitos notificados.

Uso obrigatório de máscaras em Teresina

O prefeito Firmino Filho assinou o Decreto nº 19.692 estabelecendo que bancos, serviços financeiros e lotéricas em Teresina adotem ou reforcem medidas de controle de acesso a esses locais. O objetivo é evitar aglomerações para diminuir o risco de contaminação da Covid-19.

O cumprimento da distância mínima de dois metros entre pessoas e entre filas dentro e fora do local é uma das principais medidas definidas no decreto.

O decreto recomenda ainda que esses estabelecimentos, assim como as lotéricas, só permitam a entrada de pessoas usando máscaras e distribuam esse material de proteção facial para seus funcionários enquanto estiverem no local de trabalho, além de orientá-los sobre o uso correto. Devem ainda assegurar que seja possível para que seus empregados mantenham a distância mínima de dois metros.

Isolamento social até dia 21 de maio

Em transmissão ao vivo realizada na tarde desta quinta-feira, 30 de abril, o governador Wellington Dias (PT) anunciou as novas medidas de enfrentamento ao coronavírus no Piauí. As ações foram definidas após a reunião do Comitê de Organização Emergencial, que fez uma análise da expansão da Covid-19 no Estado, principalmente no que diz respeito à ascensão da curva epidemiológica. Dentre as medidas está a extensão do decreto de calamidade até 21 de maio, com a manutenção do isolamento social em todo o Piauí.

Reitores

Os reitores das instituições de ensino superior do Piauí, IFPI, UESPI e UFPI, diante da pandemia do coronavírus responsável pela doença Covid-19, manifestam e reafirmam o compromisso com o Piauí.

No dia de hoje (30), foi divulgado um manifesto de nome "Carta de amor ao Piauí" com a assinatura dos três reitores das instituições e uma mensagem de apoio e esperança para o estado.

Colapso na saúde do Piauí

Os números levantados na pesquisa status sorológico no Piauí sobre a Covid-19, doença causada pelo novo Coronavírus, foram divulgados pelo Governo do Estado nesta quinta-feira, 30 de abril. Como a metodologia de amostragem, o instituto entrevistou e testou 4.325 pessoas residentes em 14 municípios do Piauí, entre os dias 21 e 27 de abril, com margem de erro de 2%. A pesquisa mostra a real situação da doença no estado, que já registra 513 casos confirmados e 24 óbitos.

Segundo os dados, a taxa de contaminação pela Covid-19 no Estado é de 0,11% da população, sendo que a cada 100 mil habitantes, 116 já estariam contaminados. Apenas 14 destes estariam notificados pela Secretaria Estadual de Saúde (SESAPI). A pesquisa levantou ainda que cerca de 3.783 pessoas já estariam com o coronavírus.

Ainda de acordo com os dados da amostragem, a taxa de propagação da doença é de 2,2, com o período de transmissão de sete dias. Segundo a pesquisa, havendo o relaxamento nas medidas de isolamento social, o colapso na rede de saúde pode chegar ainda no início de junho, com quase 200 mil pessoas contaminadas, sendo destas 5.849 necessitando de internação imediata.

TJ autoriza funcionamento de lojas de postos e escritórios

Desembargadores do TJ-PI autorizaram empresas de contabilidade e lojas de conveniência de postos de combustíveis a funcionar em Teresina. As decisões atenderam a diferentes pedidos.

Atendendo pedido da Associação dos Contadores e Técnicos de Contabilidade do Piauí, o desembargador Antônio Francisco Paes Landim concedeu liminar permitindo que os escritórios de contabildiade funcionem, embora somente com um funcionário por turno e com expediente apenas interno.

Calamidade pública em 90 cidades

Em reunião conjunta, realizada nesta quinta-feira (30), as Comissões de Constituição e Justiça e de Finanças, Fiscalização e Controle, analisaram e aprovaram o Projeto de Decreto Legislativo n° 12 de 15 de abril de 2020, que trata da decretação de calamidade pública em municípios do Piauí por conta do combate a Convid-19.

A reunião conjunta foi presidida pelos deputados Severo Eulálio (MDB) e pelo deputado Limma (PT). O Projeto de Decreto Legislativo foi aprovado para cerca de 90 municípios. A matéria aprovada pela CCJ segue a plenário e deve ser votada na próxima terça-feira (5).

Profissional de saúde contaminado

A Direção Geral do Hospital Regional Senador Dirceu Arcoverde, em Uruçuí, recebeu notificação de resultado positivo de exame para Covid-19 de um profissional que presta serviço na unidade. O profissional está em isolamento domiciliar no município de Floriano desde o dia 26 de abril, quando passou por avaliação e realizou coleta de material SWAB para realização do exame, conforme protocolo do Ministério da Saúde.

De acordo com diretor Patrick Costa, o profissional foi afastado imediatamente de suas atividades. “ O quadro de saúde é estável”, afirma Patrick Costa ao destacar que os demais colaboradores que tiveram contato com o profissional estão monitorados. Até o momento, nenhum deles apresentou sintomas da doença.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES