Alimentos mancham os dentes?

Dentista esclarece mitos sobre comidas e bebidas que podem deixar o sorriso amarelo

É importante buscar orientações de um dentista | reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Vinho tinto, café e refrigerante apesar de convidativos para muitas pessoas são popularmente considerados vilões do sorriso branco. Isso acontece porque essas bebidas têm a pigmentação escura e podem acelerar o processo natural de amarelamento dos dentes.

De acordo com a Dra. Brunna Bastos, cirurgiã-dentista, a cor do dente é determinada pela dentina, camada interna do dente amarela, coberta, por sua vez, pelo esmalte translúcido que protege o dente. O tom amarelo que enxergamos varia de acordo com a idade e do quão translúcido é o esmalte, que uma vez desgastado pode deixar a cor amarelada da dentina à mostra.

"Além de amarelar os dentes, o desgaste do esmalte dental causa a sensibilidade", esclarece. Molhos de tomate, açaí e frutas cítricas também entram na lista por serem ácidos, fazendo com que a dentina fique mais em evidência. Mas, não são os únicos vilões.

Confira abaixo outros fatores que também contribuem para o aparecimento de manchas nos dentes:

• Má higiene bucal

"A falta de higiene bucal não só é responsável por dentes mais amarelos como também por outras doenças bucais. Portanto, escovar os dentes três vezes ao dia e cuidar da limpeza interdental, com o uso diário de fio dental ou de alternativas ao fio, como Flossers, fios dentais com cabo, e Soft Picks, palitos flexíveis, previnem doenças bucais e manchas nos dentes", explica.

• Tabagismo

A nicotina e o alcatrão presentes no cigarro além de manchar os dentes são um fator de risco para uma série de doenças bucais como doença periodontal, câncer de boca, mau hálito e outras. Segundo a especialista, mesmo uma boa higiene bucal não é capaz de prevenir os malefícios do cigarro para a saúde bucal e geral do indivíduo.

• Tratamentos estéticos caseiros

Na internet existem várias receitas caseiras que prometem clarear os dentes com bicarbonato de sódio, vinagre e até água oxigenada. Entretanto, esses itens provocam o desgaste do esmalte dental e, por consequência, danos terríveis ao dente.

A especialista recomenda para quem esteja desconfortável com a cor do próprio sorriso procurar um profissional para a realização do clareamento dental de forma segura. "É importante buscar orientações de um dentista, que avaliará caso a caso e indicará o melhor procedimento a ser tomado", indica.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES