Comportamento estranho: Ovelhas andam em círculos na China e chamam atenção

O proprietário das ovelhas afirmou que notou mais e mais animais se juntando ao círculo com o passar dos dias.

Ovelhas andando em círculos | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um fenômeno no mínimo estranho fez ovelhas andarem em círculos na Mongólia Interior, região autônoma ao norte da China. Na semana passada, o jornal estatal chinês People’s Daily compartilhou um vídeo mostrando o comportamento dos animais, andando em círculos “quase perfeitos”. Na ocasião, elas já andavam por mais de dez dias. 

O proprietário das ovelhas, de acordo com o UK Metro, afirmou que notou mais e mais animais se juntando ao círculo com o passar dos dias. O curioso é que existem 34 currais de ovelhas no local, mas apenas as ovelhas no curral número 13 se moveram dessa maneira. Fazendeiros da região em que as imagens foram feitas já haviam relatado preocupação e estavam assustados com o comportamento dos animais.

Ovelhas andando em círculos a pelo menos 12 dias | FOTO: Reprodução

Desde a publicação diversas teorias surgiram na internet. Alguns comentaram que se tratava de uma “espiral da morte”, como as formigas fazem. No caso dos insetos, elas acabam morrendo por exaustão. Cegas, elas seguem outras formigas por meio dos feromônios que umas vão deixando para as outras, o que cria o círculo mortal.

Outra teoria foi a de que as ovelhas estariam sofrendo de listeriose, doença causada por bactérias do solo que podem infectar um lado do cérebro delas. Isso resultaria em uma inclinação para o lado que teria sido atingido. Porém, em surtos dessa doença, apenas uma porcentagem das ovelhas é afetada, chegando a morrer depois de alguns dias. O que também não aconteceu.

Causa mais provável

O cientista agrícola da Universidade Hartpury, na Inglaterra, Matt Bell, em entrevista ao Newsweek, informou o que para ele seria a causa mais provável. Ele explicou que as ovelhas podem ficar frustradas e começar a andar em círculos depois de muito tempo confinadas em um curral.

Esse sintoma é comum em animais selvagens mantidos em cativeiro, e é conhecido como zoocose. A ideia é que essa frustração possa levar a um comportamento repetitivo, e daí, uma vez que um dos animais faça isso, a prática pode passar, como uma espécie de contágio, aos outros do grupo.

Por enquanto, ainda permanece um mistério a razão que levou as ovelhas a se comportarem dessa maneira.

Com informações de Byte



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES