Explicações científicas para fantasmas que você pensou que viu

Ciência traz explicações sobre avistamentos de figuras espíritos.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Quando o assunto é fantasmas e aparições misteriosas de espíritos , a ciência tem um posicionamento cético sobre. Para quem estuda e pesquisa o assunto, o que existe, realmente, são reações puras e simples de leis naturais que regem o Universo. Ou seja: para os cientistas não existe nada de fantasma, demônio e criaturas que habitam a escuridão.

O difícil, logicamente, é manter essas explicações em mente da próxima vez que a gente sentir aquele arrepio gélido na nuca e sentir vontade de sair correndo de algum lugar que pareça mal assombrado.

Explicações

Um das explicações cientificas são os campos eletromagnéticos, também chamados de CEM,  que talvez sejam uma espécie de assinatura dos fantasmas. Porém, o CEM pode ter um efeito sobre nossos processos neurais, governados por potenciais elétricos, que podem nos confundir e nos fazer pensar que viu um fantasma. A impressão que isso gera é de que estamos presenciando atividades paranormais.

Uma prova disso foi o teste realizado pelo neurocientista Michael Persinger. Ele submeteu alguns participantes de sua pesquisa a padrões magnéticos fracos, por um determinado período de tempo. A maioria das pessoas relatou sentir presenças fantasmagóricas no local.

Outro motivo seria algumas frequências sonoras que nossos ouvidos não são capazes de escutar, mas que nosso corpo acaba sentindo de alguma forma.

No caso dos infrassons, por exemplo, com ondas sonoras extremamente graves (abaixo de 20 Hz) não podem ser ouvidos pelos ouvidos humanos, mas geram vibrações que podem nos induzir a sentimentos de desorientação e até mesmo alterações na pressão arterial e na frequência cardíaca, reações bem parecidas das desencadeadas quando sentimos medo.

Se você acredita ter visto fantasmas ou espíritos algum dia, talvez você tenha presenciando simplesmente um efeito de corrente de ar. O que os especialistas explicam é que mesmo em locais completamente fechados é possível que exista a movimentação de bolsões de ar, que traz aquela sensação gélida, parecida com as que as pessoas descrevem quando acham que sentiram a proximidade de um fantasma.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES