Será extraterrestres? Astrônomo explica luzes vistas no céu do Brasil - Relatos

Não se pode afirmar que as luzes relatadas tenham origem extraterrestre, mas algumas já têm explicação científica. - Relatos

Slide 1 de 3
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Relatos

Nos últimos dias, os brasileiros ficaram mais atentos ao céu do Brasil em busca de uma explicação para luzes e outros fenômenos que estão ocorrendo com mais frequência. No início do mês, um piloto de avião que sobrevoava Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, relatou ter avistado objeto voador não identificado (ovni), luzes que “se cruzavam” ao sul da cidade. Será extraterrestres? 

Para o astrônomo do Observatório Nacional Marcelo De Cicco, professor de metrologia e astrometria do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), parte dos casos – os de luzes em movimento uniforme – já têm explicação científica. 

Segundo Marcelo, não se pode afirmar que as luzes relatadas tenham origem extraterrestre. “A princípio, chamamos essas aparições de fenômenos aéreos não identificados (UAPs, sigla em inglês). Podem ser fenômenos naturais da atmosfera, planetas, nuvens ou mesmo objetos como drones ou balões”, disse ele à Agência Brasil.

O astrônomo tem, entre alunos e contatos profissionais, diversos colegas que trabalham na área de Defesa. Em especial, técnicos das áreas espacial e de radares. Segundo De Cicco, muitos desses profissionais já confidenciaram a ele terem testemunhado fenômenos ainda sem explicação nos céus do país.

“Avistamentos são fatos bastante relatados por muitos deles em nossas conversas. Ouvi vários relatos de que há décadas isso é percebido. Um dos responsáveis por introduzir radares na Região Sul, inclusive, sempre falava desses fenômenos, e que há quilos e quilos de relatórios ainda não revelados por receio de causar pânico na população”, disse o astrônomo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Slide 1 de 3
SEÇÕES