Acervo sacro: Museu Dom Paulo Libório é um atrativo no Centro de Teresina

Ao todo, o museu conta com um acervo de quase 300 imagens sacras preservadas desde o século XVII até as mais atuais do século XXI

Museu Dom Paulo Libório é um atrativo no Centro de Teresina | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Museu de Arte Sacra Dom Paulo Libório é um espaço voltado ao estudo, conservação e exposição de objetos relacionados à arte sacra, o mesmo está localizado no Centro da cidade de Teresina (PI), e neste período da Quaresma, e da chegada da Semana Santa tem sido uma boa opção de visitação para os cristãos. Ao todo, o museu conta com um acervo de quase 300 imagens sacras preservadas desde o século XVII até as mais atuais do século XXI, objetos litúrgicos de ritos católicos, indumentárias utilizadas por bispos e padres e ainda um mobiliário de época.

Além do acervo sacro, o Museu Dom Paulo Libório também conta com uma biblioteca que possibilita aos teresinenses o desenvolvimento de atividades educacionais e de pesquisa, além de espaço para exposições de artistas e para a realização de cursos.  Portanto, se você ainda não conhece, essa é uma ótima oportunidade para você conhecer de perto um pouco do nosso passado religioso, que é contado pelo acervo e pelos profissionais que lá atuam diariamente.

Acervo sacro: Museu Dom Paulo Libório é um atrativo no Centro de Teresina

Um desses profissionais é o Adriano Batista, ele explica que o espaço é uma oportunidade não somente de as pessoas entenderem a evolução da igreja católica, tendo em vista, que desde a chegada dos portugueses em território nacional, a igreja esteve presente na construção identitárias, cultural, social e artística, mas também, conhecerem mais sobre a história de Teresina, levando em consideração que a casa foi construída nos primeiros 50 anos de construção da cidade e ainda está com sua arquitetura de época preservada. O coordenador, destaca ainda que o período da pandemia, afastou as pessoas dos centros de cultura e que o objetivo é fazer com que elas voltem a apreciar esses locais que são bastante ricos em cultura.

Acervo sacro: Museu Dom Paulo Libório é um atrativo no Centro de Teresina

“Quando o visitante chega aqui, ele tem uma enorme variedade de temas que são contadas durante a visita, desde a evolução da igreja católica e da representatividade desse acervo para preservar a cultura, até o conhecimento da história da nossa cidade. Durante a pandemia, tivemos que nos adaptar e criamos exposições virtuais, tudo para que os teresinenses pudessem contar com essa ferramenta cultura e aliviar a mente, porém agora, já reabrimos o museu para visitação e esperamos que as pessoas possam vir aqui conhecer de perto nossas riquezas”, conta Adriano Batista.

O Museu Dom Paulo Libório é um espaço mantido com recursos da Prefeitura Municipal de Teresina, através das ações da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves. Para saber mais sobre a agenda de exposições do museu, basta acessar o site cultura.pmt.pí.gov.br ou seguir a página cultura_the no Instagram.

Acervo sacro: Museu Dom Paulo Libório é um atrativo no Centro de Teresina

Como visitar ?

O horário de visitação permitido é de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h, retornando às 13h e finalizando às 17h. É cobrada uma taxa simbólica de apenas R$2 reais, que é investido na própria manutenção do espaço e do acervo. O Museu Municipal de Arte Sacra Dom Paulo Libório fica localizado na R. Olavo Bilac, 1481 – Centro (Sul), Teresina – PI.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES