Chico e as Marias são os novos amigos da turma de Menino Maluquinho

As cartilhas, que falam sobre inclusão, são de autoria de Manuel Filho, com supervisão de Ziraldo, e serão lançadas em 21 de março, Dia Internacional da Síndrome de Down

A turma do Menino Maluquinho, maior sucesso editorial de Ziraldo, ganhou novos integrantes | reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

             

Nasce uma amizade que fará história e trará frutos para toda a sociedade. A turma do Menino Maluquinho, maior sucesso editorial de Ziraldo, ganhou novos integrantes. Ao lado de Chico, um menino com síndrome de Dow, e de suas irmãs mais novas, Maria Clara e Maria Antônia, a turminha vai mostrar a pais, filhos e professores como a inclusão é um assunto urgente e prioritário.

O trio que integrará as novas aventuras tem um portal de conteúdo e entretenimento chamado Chico e suas Marias, que conta o dia a dia das crianças e os desafios da deficiência intelectual, além de dicas de saúde, educação e cultura. A mãe das crianças, Thaissa Alvarenga, é publicitária e largou uma promissora carreira no mercado imobiliário para levar informação às famílias de pessoas com deficiência por meio do portal e da ONG Nosso Olhar. O projeto tem apoio do Caioba Soccer Camp, projeto liderado do ex-jogador e comentarista esportivo Caio Ribeiro, que tem a proposta de usar o futebol como ferramenta de transformação social.

A união das crianças com o Menino Maluquinho resultou em nove histórias de autoria de Manuel Filho, supervisionado por Ziraldo. Elas serão distribuídas em e-books e em versão impressa em vários pontos, gratuitamente. A Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down (FBASD) apoia o projeto e vai entregar as cartilhas para os 38 associados em todo o Brasil.

O projeto será lançado no Dia Internacional da Síndrome de Down, em 21 de março. Durante o desenvolvimento da ideia, a equipe de Ziraldo realizou um profundo estudo sobre os detalhes da rotina de Chico e das Marias para construir tramas fiéis ao dia a dia de uma criança com trissomia 21.

"O Menino Maluquinho fala de maneira direta, poética e divertida de relações familiares, de amizade, afeto, perdas. E por isso, porque os sentimentos humanos não mudam, os novos tempos e as novas tecnologias não foram e nem são barreiras para novos leitores. O Menino Maluquinho está cada vez mais atual e pode levar a ideia da inclusão", afirma Manuel.

Segundo Thaissa, as histórias são uma oportunidade de mostrar como as diferenças podem conviver bem. "De forma simples e lúdica, serão abordados temas ligados ao universo das pessoas com deficiência - principalmente as deficiências intelectuais, como a síndrome de Down."

Desde seu lançamento, em 1980, o livro já teve 129 edições espalhadas por mais de 10 países, vendeu 4 milhões de exemplares, teve duas adaptações para o cinema, versões para o teatro, ópera e histórias em quadrinhos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES