‘Mostra Museu: Arte na Quarentena’ está com inscrições abertas

Ao final da exposição, o júri composto pela curadoria e pela equipe da Amarello vai eleger artistas para uma premiação em espécie.

o projeto promoverá uma premiação para artistas selecionados | Irina Werning | Argentina, Buenos Aires
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O critério de seleção é amplo, contempla desde jovens talentos até artistas já consagrados no circuito das artes visuais, residentes em qualquer região do mundo, e os nomes serão divulgados em março. Feita a seleção, as obras serão exibidas a partir de abril, não apenas na plataforma, como também em mobiliários urbanos de São Paulo, formando uma exposição a céu aberto. Ao final da exposição, o júri composto pela curadoria e pela equipe da Amarello vai eleger artistas para uma premiação em espécie.

Estruturada em dois núcleos, artes visuais e música, Mostra tem curadoria, respectivamente, de Ana Carolina Ralston e co-curadoria do The Covid Art Museum, e Pedro Henrique França.

Summer 2020, Hugh Kretschmer | USA, California

Criada pela Amarello Projetos Integrados, a Mostra Museu: Arte na Quarentena está selecionando artistas de todo o Brasil que queiram integrar a exposição, centrada na produção realizada durante a pandemia. A ficha de inscrição está disponível no site https://www.mostramuseu.com e as obras podem ser cadastradas até o dia 5 de março nos formatos de vídeo ou imagem, podendo corresponder a variadas linguagens artísticas, como desenhos, esculturas, fotografias, grafites, gravuras, pinturas, poesias visuais, videoarte, colagens, instalações e performances.

Além das obras selecionadas via inscrição pela curadora Ana Carolina Ralston, a exposição também conta com trabalhos disponíveis no The Covid Art Museum (CAM) - museu digital que assina a co-curadoria da Mostra Museu e que foi criado no início da pandemia, na Espanha, por Emma Calvo, Irene Llorca e José Guerrer.

Cerca de 200 artistas de países como Alemanha, Brasil, Cuba, Emirados Árabes, Filipinas, Itália, Índia, Líbano, Paquistão e Ucrânia, dentre outros, irão compor a exposição, totalizando as obras selecionadas via inscrições e via CAM. A plataforma traz ainda vídeos com depoimentos dos artistas e informações mais detalhadas sobre os trabalhos que compõem a mostra.

O eixo de música curado por Pedro Henrique França lança luz na produção musical brasileira e apresenta obras realizadas desde o início da pandemia. Artistas terão, a convite do curador, suas criações em uma coletânea sonora da Mostra Museu, disponível na plataforma e via QR Code junto às obras expostas em espaço público.

"A partir da eletrizante onda criativa que turbinou a Internet neste período, viu-se o total brilho da mente humana. Aqueles que se consideravam ou não artistas, criaram. E um pouco do que vimos nascer em um ano tão fatal reuniu-se e, agora, mostra seu rosto em um projeto híbrido, que mistura tecnologia, presença e, claro, arte", reflete Ana Carolina Ralston. "O ar que soprou tanto em 2020 também nos trouxe a criatividade de nos reinventarmos. 2021 começa unindo a arte pelo mundo em um projeto sensível que costura essa sinuosa trama que tem como ponto de partida a nossa transformação", completa.

Irina Werning | Argentina, Buenos Aires

Segundo Chiara Paim, empreendedora especializada em economia criativa, entusiasta da arte, cultura e inovação e nome à frente da Amarello Projetos Integrados, a Mostra Museu incorpora a tecnologia como dispositivo a serviço da troca entre público, obra e artista, aspecto que reforça o pioneirismo do projeto e seu amplo alcance, potencializado pelo recorte internacional. "Se por um lado toda a situação que estamos vivendo escancarou também nossas fragilidades, por outro, evidenciou saídas coletivas e fortaleceu uma rede de solidariedade e empatia, essenciais para alcançá-las", ela afirma.

No decorrer do período expositivo, a Mostra Museu vai promover uma série de Lives com artistas e curadores. E, no final da exposição, o projeto promoverá uma premiação para artistas selecionados por um comitê composto pelos curadores. Maiores detalhes serão divulgados em breve.

Serviço:

Mostra Museu : Arte na Quarentena

Inscrições até 5 de março via plataforma: bit.ly/inscriçõesmostra.

Curadoria: Ana Carolina Ralston e co-curadoria The Covid Art Museum (eixo Arte), e Pedro França (eixo Música)Ana Carolina RalstonThe Covid Art MuseumPedro França

Instagram: @mostramuseu



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES